Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzambuja, Cati Reckelberg
dc.creatorTonielo, Simone Sfalcin
dc.date.accessioned2017-11-01T13:31:09Z
dc.date.available2017-11-01T13:31:09Z
dc.date.issued2014-02-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11953
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e nos Anos Iniciais, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractObesity is perhaps the oldest disease known. According to research from the Ministry of Health, "the percentage of people overweight surpassed for the first time, more than half of the population, with 51% of the population over 18 is overweight. In 2006, the rate was 43%. "The Childhood obesity increasing what is more worrying because studies show that approximately 20% of obese children can become obese adults. The school in turn enters as disseminator of awareness of healthy habits to control body weight and maintaining quality of life. This study aimed to identify the routine in the school opposite shift of students from 5th year of the rural and urban area of the Municipal School of Basic Education Miguel Burnier of Colonel Barros / RS, interferes with the body weight thereof. The survey was conducted with 30 students: 16 girls and 14 boys. Of these, 19 are rural (10 girls and 9 girls) and 11 in the urban area (6 girls and 5 boys). A questionnaire with open questions about the routine in turn was applied against school where students reported how many hours per week rank against school day and the nutritional status of data checked by the health program in school were still used, and this was used to relate to extra school routine. That routine It was concluded in the school opposite shift interferes with the body weight of the students, and the students are more active with proper weight to age, and the least active subjects are overweight. However had no significant differences between the subjects of rural and urban areas.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstado nutricionalpor
dc.subjectRotina extraescolarpor
dc.subjectZona ruralpor
dc.subjectZona urbanapor
dc.subjectNutritional statuseng
dc.subjectInverse shift schooleng
dc.subjectRuraleng
dc.subjectUrbaneng
dc.titleA rotina de escolares no turno inverso escolar residentes da zona urbana e rural, e a interferência no estado nutricionalpor
dc.title.alternativeThe school routine in reverse shift school residents of urban and rural area, and interference in nutritional statuseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Serafina Corrêa, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e nos Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoA obesidade, talvez seja a enfermidade mais antiga que se conhece. Conforme a pesquisa da do Ministério da Saúde, “o percentual de pessoas com excesso de peso superou, pela primeira vez, mais da metade da população brasileira, sendo que 51% da população acima de 18 anos está acima do peso ideal. Em 2006, o índice era de 43%”. A obesidade infantil também vem aumentando o que é mais preocupante pois estudos demonstram que aproximadamente 20% das crianças obesas podem se tornar adultos obesos. A escola por sua vez, entra como disseminadora da conscientização de hábitos saudáveis para controle do peso corporal e manutenção da qualidade de vida. O presente estudo buscou identificar de a rotina no turno inverso escolar, de escolares do 5º ano da zona rural e urbana da escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier de Coronel Barros / RS, interfere no peso corporal dos mesmos. A pesquisa foi realizada com 30 alunos: 16 meninas e 14 meninos. Destes, 19 são da zona rural (10 meninas e 9 meninas) e 11 da zona urbana (6 meninas e 5 meninos). Foi aplicado um questionário com questões abertas sobre a rotina no contra turno escolar onde os alunos informaram quantas horas semanais ocupam o contra turno escolar, e ainda foram utilizados os dados de estado nutricional checados pelo Programa saúde na escola, e este foi utilizado para relacionar com a rotina extra escolar. Concluiu-se que a rotina no turno inverso escolar interfere no peso corporal dos alunos, sendo que os alunos mais ativos estão com o peso adequado a idade, e os sujeitos menos ativos estão com sobrepeso. No entanto não teve diferenças significativas entre os sujeitos da zona rural e urbana.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto