A ditadura civil - militar nos livros didáticos do ensino fundamental
Abstract
Pressupondo que os livros didáticos são obras intricadas e que têm uma trama que
envolve sua produção, distribuição e consumo, este artigo analisa a representação da Ditadura
civil-militar brasileira a partir dois livros didáticos, ―História do Brasil: Império e República‖
de Aldo Fernandes, Maurício Soares e Neide Annarumma, obra integrante da Coleção
Marechal Trompowsky da Editora do Exército, Biblioteca do Exercito, utilizado nos Colégios
Militares no 7º ano do ensino fundamental e a obra do ―Projeto Araribá: História‖ organizada
pela Editora Moderna e utilizada em escolas públicas do Brasil no 9º ano do ensino
fundamental. Sem desconsiderar os elementos que envolvem uma produção didática, essas
obras foram escolhidas para elucidar duas visões sociais de mundo, abordando as
considerações e as questões que sustentam essas visões. Essa comparação enriquece e
exemplifica essas diferenças na produção do livro didático, considerando a complexidade e
especificidade que envolvem as obras didáticas, assim como mostra os fenômenos simbólicos
que sustentam os anseios depositados nos livros didáticos daqueles que os representam.
Collections
- História do Brasil [58]
The following license files are associated with this item: