O percurso das políticas educacionais no Brasil e os efeitos da globalização do ensino: educação como serviço ou direito do cidadão?
Abstract
O presente trabalho de conclusão de especialização visa um debate sobre a atual configuração das políticas educacionais no Brasil no que tange ao contexto contemporâneo de globalização do processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, parte-se do tema de pesquisa da autora, a análise da trajetória das políticas públicas brasileiras, em seu caráter histórico, para a crítica da nova conformação da educação na sociedade e os efeitos que esta traz ao ensino. O texto trata de políticas educacionais, do contexto neoliberal em que se vive e dos avanços e retrocessos da Educação brasileira. Para o delinear desta investigação, foi realizada uma metodologia de análise que contemplou o estudo bibliográfico e de campo, realizado em algumas escolas estaduais do município de Santa Maria, RS. A experiência em campo buscou perceber como a comunidade escolar entende a educação atual brasileira, a fim de fazer uma leitura da realidade educacional santa-mariense, percebendo quais as marcas que podem ser ressaltadas dessas políticas no espaço escolar de hoje. Para isso utilizou-se de questionários e entrevistas. A lógica global está impactando a educação ao redor do mundo e influencia diretamente a agenda educacional mundial. A globalização afeta a educação de muitas maneiras e por razões de naturezas diversas. Sobre isso, podem-se mencionar mudanças sociais e econômicas trazidas por esse processo, como o crescimento das desigualdades sociais e a aceleração da dinâmica da competitividade econômica entre os países. São mudanças importantes que transformam expressivamente as prioridades dos governos, bem como o ambiente socioeconômico onde os agentes educacionais operam. A globalização gera novos desafios para os sistemas e transforma a capacidade dos Estados e dos organismos de segurança social de responder a esses problemas por meio de políticas educativas. Sobre estas questões que a monografia propõe-se a discorrer.
Collections
- Gestão Educacional [294]
The following license files are associated with this item: