Gestão escolar no contexto das políticas públicas para a educação infantil
Resumo
Essa pesquisa investiga como se dá o processo de gestão escolar (administrativo, financeiro e pedagógico) em uma escola de Educação Infantil localizada no município de Santa Maria. Desdobra-se como objetivo geral: Compreender quais são as relações das políticas públicas da Educação Infantil com a gestão escolar (administrativo, financeiro e pedagógico). Defini-se como objetivos específicos: Compreender através de pressupostos teóricos a evolução da concepção de infância e o surgimento das instituições de Educação Infantil no Brasil; Averiguar os documentos relativos às políticas públicas da Educação Infantil e da formação de professores; Entender de que forma as políticas públicas educacionais para Educação Infantil influenciam na gestão escolar de uma escola municipal de Educação Infantil. A metodologia utiliza uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, como instrumento de coleta de dados o questionário aberto com professores na função de gestor e professores no exercício da docência. Para a análise dos dados coletados e das categorias de investigação, adota-se a análise de conteúdo. O referencial teórico dialoga com os pressupostos de autores como Ariés (1973), Kuhlmann (2001; 2003; 2011), Kramer (1987), Libâneo (2004), Luck (2000; 2009a; 2009b) e entre outros que contribuíram para essa reflexão. A análise dos dados possibilita compreender que as políticas públicas para a Educação Infantil influenciam diretamente na gestão escolar, tanto no aspecto administrativo, quanto no financeiro e pedagógico, pois, uma existe em função da outra. Constata-se que as políticas públicas educacionais são criadas para serem implementadas na escola, porque o sucesso destas políticas educacionais dependerá da forma como os gestores a colocam em ação. Desta forma, as legislações surgem para dar garantias legais ao cumprimento das determinações, mas sua legitimação dependerá de uma serie de fatores, entre eles, a estrutura física, o financeiro e as ações dos agentes educacionais.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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