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dc.contributor.advisorSarturi, Rosane Carneiro
dc.creatorMiolo, Patricia
dc.date.accessioned2017-11-07T12:17:45Z
dc.date.available2017-11-07T12:17:45Z
dc.date.issued2014-12-10
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11973
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis research investigates how the process of school management (administrative, pedagogical and financial) in a school of early childhood education in the municipality of Santa Maria. Unfolds as overall objective: understand which are the relations of the public policies of early childhood education with the school management (administrative, financial and pedagogical).Set as specific objectives: understanding through theoretical evolution of the concept of childhood and the emergence of institutions of child education in Brazil; Find out the documents relating to public policies of early childhood education and teacher training; Understand how public educational policies for early childhood education influence on school management of a municipal school of early childhood education.The methodology uses a qualitative approach of case study type, as an instrument of data collection the questionnaire opened with teachers in the role of Manager and teachers in teaching exercise. For the analysis of collected data and categories of investigation, adopts the analysis of content. The theoretical referential converses with the assumptions of authors like Ariés (1973), Kuhlmann (2001; 2003; 2011), Kramer (1987), Libâneo (2004), Luck (2000; 2009a, 2009b) and among others who contributed to this reflection. Data analysis enables to understand that public policies for early childhood education directly influence on school management, both in the administrative aspect, as in the pedagogical and financial, because one exists as a function of another. Notes that public educational policies are designed to be implemented in school, because the success of these educational policies will depend on the way in which managers to put in action. In this way, the laws appear to give legal guarantees to comply with the determinations, but his legitimacy will depend on a series of factors, among them, the physical structure, the financier and the actions of educational agents.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleGestão escolar no contexto das políticas públicas para a educação infantilpor
dc.title.alternativeSchool management in the context of public policies for early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEssa pesquisa investiga como se dá o processo de gestão escolar (administrativo, financeiro e pedagógico) em uma escola de Educação Infantil localizada no município de Santa Maria. Desdobra-se como objetivo geral: Compreender quais são as relações das políticas públicas da Educação Infantil com a gestão escolar (administrativo, financeiro e pedagógico). Defini-se como objetivos específicos: Compreender através de pressupostos teóricos a evolução da concepção de infância e o surgimento das instituições de Educação Infantil no Brasil; Averiguar os documentos relativos às políticas públicas da Educação Infantil e da formação de professores; Entender de que forma as políticas públicas educacionais para Educação Infantil influenciam na gestão escolar de uma escola municipal de Educação Infantil. A metodologia utiliza uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, como instrumento de coleta de dados o questionário aberto com professores na função de gestor e professores no exercício da docência. Para a análise dos dados coletados e das categorias de investigação, adota-se a análise de conteúdo. O referencial teórico dialoga com os pressupostos de autores como Ariés (1973), Kuhlmann (2001; 2003; 2011), Kramer (1987), Libâneo (2004), Luck (2000; 2009a; 2009b) e entre outros que contribuíram para essa reflexão. A análise dos dados possibilita compreender que as políticas públicas para a Educação Infantil influenciam diretamente na gestão escolar, tanto no aspecto administrativo, quanto no financeiro e pedagógico, pois, uma existe em função da outra. Constata-se que as políticas públicas educacionais são criadas para serem implementadas na escola, porque o sucesso destas políticas educacionais dependerá da forma como os gestores a colocam em ação. Desta forma, as legislações surgem para dar garantias legais ao cumprimento das determinações, mas sua legitimação dependerá de uma serie de fatores, entre eles, a estrutura física, o financeiro e as ações dos agentes educacionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [212]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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