Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCasarin, Melânia de Melo
dc.creatorBonetti, Zuleica Viçosa
dc.date.accessioned2016-01-14T13:35:39Z
dc.date.available2016-01-14T13:35:39Z
dc.date.issued2007-12-01
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1197
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe purpose of this work brings questions which refer to the literacy production of a deaf student, who attends the Children’s Education. The research was done from some observations at Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser, in the City of Santa Maria, RS. During the investigation process, a study of case was done, with qualitative approach, bringing instruments from the use of the field diary and the participated observation. The literacy experiences, carried out in the School, show that the literacy adds a new identity to the group, promoting not only the learning, in the formal knowledge, but also the being, it means, to infer meaning for the reading. It intensifies the citizenship construction, in the writing, in the scope of calculations and numbers. In the increase of this new knowledge, the literacy uses visual and contextualized strategies, through the use of illustrations, newspapers, films, draws, pictures, packagings, which are used as a resource in order to represent different contexts. The literacy, from a visual experience, is the basis of the learning construction for a deaf person, through the acquisition of the sign language, interaction with other deaf person and a listener teacher with moderators of the bilingual proposal. In the bilingual proposal, the ludic guides the activities developed in the Children’s Education, in which the acquisition of the sign language and the value of the deaf culture are the prime.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSujeito surdopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.titleExperiências em letramento com alunos surdos na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial, EaDpor
dc.description.resumoA proposta deste trabalho traz questões referentes à produção em letramento de uma aluna surda, que freqüenta a educação infantil. A pesquisa foi efetuada a partir de algumas observações realizadas na Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser, na cidade de Santa Maria/RS. No processo de investigação, foi efetuado um estudo de caso, com abordagem qualitativa, trazendo instrumentos do uso do diário de campo e da observação participada. As experiências em letramento, realizadas na escola, mostram que o letramento acrescenta uma nova identidade ao grupo, promovendo não só o aprender, no saber formal, mas também de ser, ou seja, de inferir significado para a leitura. Isso intensifica a construção da cidadania, na escrita, no âmbito dos cálculos e dos números. No acréscimo desse novo conhecimento, o letramento faz uso de estratégias visuais e contextualizadas, por meio do acesso a gravuras, jornais, filmes, cartazes, desenhos, fotos, embalagens, que servem de insumo para representar os diferentes contextos. O letramento, a partir de uma experiência visual, é a base da construção da aprendizagem do sujeito surdo, pela aquisição da língua de sinais, pela interação com sujeitos surdos e do professor ouvinte como mediadores da proposta bilíngüe. Nesta proposta bilíngüe, a ludicidade direciona as atividades proporcionadas na educação infantil, em que se prima pela aquisição da língua de sinais e a valorização da cultura surda.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Especial - EaD [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial- EaD

Mostrar registro simples