dc.contributor.advisor | Casarin, Melânia de Melo | |
dc.creator | Bonetti, Zuleica Viçosa | |
dc.date.accessioned | 2016-01-14T13:35:39Z | |
dc.date.available | 2016-01-14T13:35:39Z | |
dc.date.issued | 2007-12-01 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1197 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this work brings questions which refer to the literacy production of a deaf student, who attends the Children’s Education. The research was done from some observations at Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser, in the City of Santa Maria, RS. During the investigation process, a study of case was done, with qualitative approach, bringing instruments from the use of the field diary and the participated observation. The literacy experiences, carried out in the School, show that the literacy adds a new identity to the group, promoting not only the learning, in the formal knowledge, but also the being, it means, to infer meaning for the reading. It intensifies the citizenship construction, in the writing, in
the scope of calculations and numbers. In the increase of this new knowledge, the
literacy uses visual and contextualized strategies, through the use of illustrations,
newspapers, films, draws, pictures, packagings, which are used as a resource in
order to represent different contexts. The literacy, from a visual experience, is the
basis of the learning construction for a deaf person, through the acquisition of the
sign language, interaction with other deaf person and a listener teacher with
moderators of the bilingual proposal. In the bilingual proposal, the ludic guides the
activities developed in the Children’s Education, in which the acquisition of the sign
language and the value of the deaf culture are the prime. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Sujeito surdo | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.title | Experiências em letramento com alunos surdos na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial, EaD | por |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho traz questões referentes à produção em letramento de
uma aluna surda, que freqüenta a educação infantil. A pesquisa foi efetuada a partir
de algumas observações realizadas na Escola Estadual de Educação Especial Dr.
Reinaldo Fernando Cóser, na cidade de Santa Maria/RS. No processo de
investigação, foi efetuado um estudo de caso, com abordagem qualitativa, trazendo
instrumentos do uso do diário de campo e da observação participada. As
experiências em letramento, realizadas na escola, mostram que o letramento
acrescenta uma nova identidade ao grupo, promovendo não só o aprender, no saber
formal, mas também de ser, ou seja, de inferir significado para a leitura. Isso
intensifica a construção da cidadania, na escrita, no âmbito dos cálculos e dos
números. No acréscimo desse novo conhecimento, o letramento faz uso de
estratégias visuais e contextualizadas, por meio do acesso a gravuras, jornais,
filmes, cartazes, desenhos, fotos, embalagens, que servem de insumo para
representar os diferentes contextos. O letramento, a partir de uma experiência
visual, é a base da construção da aprendizagem do sujeito surdo, pela aquisição da
língua de sinais, pela interação com sujeitos surdos e do professor ouvinte como
mediadores da proposta bilíngüe. Nesta proposta bilíngüe, a ludicidade direciona as
atividades proporcionadas na educação infantil, em que se prima pela aquisição da
língua de sinais e a valorização da cultura surda. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |