• Educação profissional em destaque: filosofia em diálogo com outros saberes 

      Ferreira, Andreyna Sárila Ramos; Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf; Hecktheurer, Luiz Felipe Alcantara; Pommer, Arnildo; Bastos, Débora de Oliveira; Amorim, Filipi Vieira; Biasoli, Luis Fernando; Fagherazzi, Onorato Jonas; Tedesco, Cristiane; Junior, Dardo Lorenzo Bornia; Smalti, Ingrid Baggio; Roman, Laís Belinski; Tieppo, Luiza Biasi; Schneider, Paulo Roberto; Padilha, Alan Rodrigo; Sakai, Otávio Akira; Schio, Sônia Maria; Castaman, Ana Sara; Oliveira, Denise; Pommer, Carolina Demaman; Dorneles, Caroline Lacerda; Muenchen, Cristiane; Santos, Magda Gisela Cruz dos; Taddei, Paulo Eduardo Dias; Dias, Vanessa Gonçalves; Silva, Andréa Wahlbrink Padilha da; Pommer, Roselene Gomes; Sganzerla, Anor; Valle, Barbara; Silva, Mitieli Seixas da; Saltiél, Eduardo Ruttke Von; Foresti, Alana; Viel, Guilherme Massoco; Formolo, Kerri Candido de Souza; Titton, Luana Milani; Rech, Priscila Silveira; Rossato, Simone Bertazzo; Reinehr, Juliana; Furini, Giovani; Scomazzon, Heitor; Campana, Vanessa; Fagherazzi, Onorato; Fraron, Maria Lúcia; Fornasier, Vinícius Casagrande (2017)
      Neste livro constam textos sobre Filosofia da Ciência, textos sobre Ética e Política, sobre Educação, sobre Ética Ambiental e sobre Ciência Aplicada, ou seja, um particular exemplo do que todos fazem numa escola e numa ...
    • Educação, identidade e diferença 

      Lazzarin, Marcia Lise Lunardi; Munhóz, Maria Alcione (2008)
      A disciplina Educação, Identidade e Diferença vem ao encontro de uma perspectiva que aborda a relação entre as dinâmicas sociais a partir das representações mediadas pela cultura e da identidade dos sujeitos. Na primeira ...
    • Eletromagnetismo 

      Costa, José Antônio Trindade Borges da (2010)
      Nesta disciplina de Eletromagnetismo do curso de Física EaD, vamos estudar o campo de indução magnética a partir da sua ação sobre cargas em movimento e cálculos e efeitos dessa ação em diferentes situações. Ao final o ...
    • Ensino da língua portuguesa para surdos 

      Campello, Ana Regina e Souza (2005)
      A disciplina Ensino da Língua Portuguesa para Surdos (a letra inicial "S" aparece em letra maiúscula por questão cultural, política e identidade da comunidade Surda) tem como objetivo proporcionar a compreensão da significação, ...
    • Ensino e aprendizagem em EaD 

      Cureau, Mara Rúbia Roos (2019)
      A disciplina Ensino e aprendizagem em EAD é a porta de entrada para o estudante no Ambiente Virtual Aprendizagem (AVA) Moodle. Ela faz parte do Núcleo de formação pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências da Religião ...
    • Equações diferenciais lineares 

      Fusieger, Pedro (2009)
      A disciplina de Equações Diferenciais Lineares, do curso de Licenciatura em Física EaD, está dividida em 32 tópicos. Com o objetivo de reconhecer e classificar uma equação diferencial, além de verificar possíveis soluções. ...
    • Escola, cultura e identidade 

      Turchiello, Priscila; Machado, Fernanda de Camargo; Lazzarin, Luís Fernando (2018)
      Este material didático foi elaborado para a disciplina Escola, Cultura e Identidade do curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, objetivando apresentar e discutir esses temas contemporâneos que ...
    • Escrita acadêmica: princípios básicos 

      Luiz, Ercília Maria de Moura Garcia (2019)
      Nesta primeira unidade, a partir das aulas de Escrita Acadêmica, o aluno terá oportunidade de reflexões e aprendizagens sobre os princípios básicos condizentes à competência relativa à produção textual na universidade. ...
    • Espanhol II 

      Fialho, Vanessa Ribas (2009)
      A disciplina Espanhol II, tem o objetivo de dominar estruturas linguístico-comunicativas e suas funções no desenvolvimento da linguagem, no nível básico, praticando produção oral e escrita em diferentes gêneros. Serão ...
    • Estágio curricular supervisionado no ensino médio I 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2011)
      A disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Médio I, está dividida em 4 unidades. A unidade 1, Contextualização do estágio supervisionado no ensino médio I, tem o objetivo de esclarecer as disposições do Projeto Pedagógico ...
    • Estágio em Serviço Social: orientações para estudantes da UFSM 

      Bacellar, Thaesa Jesana da Silva; Fraga, Cristina Kologeski; Martins, Júlia Aparecida Costa (2023)
      Este Caderno tem como objetivo guiá-lo (a) nos primeiros passos para realizar um estágio em Serviço Social, tirar as principais dúvidas, apresentar a realidade de campos e as instituições parceiras do curso de Serviço ...
    • Estágio supervisionado 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      O aluno de Letras – Português e Literaturas, que está iniciando uma nova fase de seu curso de formação de professores: a etapa dedicada às práticas de ensino, período em que começará a vivenciar a realidade das escolas nas ...
    • Estágio supervisionado déficit cognitivo 

      Munhóz, Maria Alcione; Freitas, Soraia Napoleão; Pereira, Michele Quinhones; Silveira, Jalusa Oliveira da; Silveira, Jalusa Oliveira da (2006)
      A disciplina Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo apresenta os fundamentos teóricos que irão subsidiar a prática pedagógica de professores de alunos com déficit cognitivo. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser ...
    • Estágio supervisionado II 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      A disciplina de Estágio supervisionado II, prevê a prática de língua portuguesa em sala de aula, diretamente com os alunos de ensino fundamental. Está dividida em 4 unidades, na Unidade 1, Contextualização do estágio ...
    • Estágio supervisionado surdez 

      Rampelotto, Elisane Maria; Lunardi, Márcia Lise; Casarin, Melânia de Melo; Marostega, Vera Lucia (2006)
      Nesta disciplina, o aluno conhecerá os contextos de atuação pedagógica no campo da educação de surdos. Apresentaremos alguns fragmentos históricos que deram as condições de possibilidade para a institucionalização dos ...
    • Estágio: tecendo reflexões sobre a prática de ensino de língua portuguesa 

      Veçossi, Cristiano Egger; Lima, Glenda; Cargnelutti, Joceli; Oliveira, Juliana Prestes (2021)
      Apresentar esta obra inédita ao Curso de Letras Português a Distância da UAB/UFSM e aos demais leitores é motivo de orgulho, de louvor e de dever cumprido, porque, como participantes de uma rede dialógica, fomos construindo ...
    • Estudos de morfologia do português de acordo com a gramática normativa 

      Albuquerque, Maria Eulália Tomasi (2010)
      A disciplina de Estudos de Morfologia do Português de Acordo com a Gramática Normativa, tem o objetivo de refletir/debater temas de morfologia do português em gramática normativa, apontando lacunas/imprecisões, também ...
    • Estudos linguísticos 

      Nascimento, Silvana Schwab do (2010)
      A disciplina de Estudos Linguísticos tem como objetivo compreender a diversidade dos conceitos básicos que envolvem os estudos linguísticos contemporâneos; diferenciar sua principais correntes; identificar os teóricos ...
    • Etnobotânica e Educação Ambiental 

      Rosito, Jumaida Maria (2010)
      Esse material tem a proposta de ser um guia de orientação na passagem pelo conteúdo desenvolvido na disciplina de “Etnobotânica e Educação Ambiental”. As duas áreas são desafiadoras; existe muita informação, mas freqüentemente ...
    • Ética nas organizações educativas 

      Williges, Flavio (2019)
      Este livro consiste numa caracterização da natureza da ética nas organizações educativas. O material apresenta os dois sentidos fundamentais em que a ética participa da vida das organizações educativas: 1) enquanto uma ...