dc.contributor.advisor | Bernardi, Giliane | |
dc.creator | Fernandes, Nathana | |
dc.date.accessioned | 2017-11-08T12:19:22Z | |
dc.date.available | 2017-11-08T12:19:22Z | |
dc.date.issued | 2014-12-05 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11986 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This paper presents an analysis of the use of Facebook as a pedagogical tool in school practices carried out with two groups of 3rd year of primary education in a state school of Santa Maria . The overall objective is to identify the limits and possibilities of the use of Facebook social network as a teaching resource in the literacy process , from the perceptions of the acting subjects within the school context . One has the following objectives: learn the perceptions of students , parents and teachers about the use of Facebook as a pedagogical resource in educational practice and understand how the media work in the implementation of educational activities , and analyze school discourses on the use of media in the teaching of literacy practice. The methodology used a qualitative approach in the style research participant, with a view to pedagogical action exerted from the creation of the group " Cor-ner classes 31 and 34 " and from narratives of the subjects of the teaching and learning process. It is concluded that the creation of groups in social networks contributes to the construction of new learning , characterized as an innovative feature that is related to the reality of learners and the current technological advances . This relation-ship between social media and the school stands out as a plus point for the process of teaching and learning, giving it a dynamic and playful. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ferramenta pedagógica | por |
dc.subject | Facebook | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Ação pedagógica | por |
dc.subject | Pedagogical tool | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.subject | Pedagogical action | eng |
dc.title | Cantinho das turmas 31 e 34: limites e possibilidades do uso do facebook enquanto ferramenta pedagógica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma análise sobre o uso do Facebook como ferramenta pedagógica em práticas escolares realizadas com duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Santa Maria. O objetivo geral é identificar os limites e possibilidades do uso da Rede Social Facebook como recurso pedagógico no processo de alfabetização, a partir das percepções dos sujeitos atuantes neste contexto escolar. Tem-se como objetivos específicos: conhecer as percepções dos alunos, pais e professores acerca do uso do Facebook como recurso pedagógico na prática educativa e compreender como as mídias atuam na execução das ações pedagógicas, bem como analisar os discursos escolares sobre o uso das mídias na prática pedagógica de alfabetização. A metodologia utilizou uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante, tendo em vista a ação pedagógica exercida a partir da criação do grupo “Cantinho das turmas 31 e 34” e a partir de narrativas dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a criação de grupos em redes sociais contribui à construção de novas aprendizagens, caracterizando-se como um recurso inovador que está atrelado a realidade dos educandos e aos avanços tecnológicos atuais. Esta relação entre as mídias sociais e a escola destaca-se como um ponto positivo para o processo de ensino e aprendizagem, atribuindo a ele um caráter dinâmico e lúdico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |