Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorFernandes, Nathana
dc.date.accessioned2017-11-08T12:19:22Z
dc.date.available2017-11-08T12:19:22Z
dc.date.issued2014-12-05
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11986
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the use of Facebook as a pedagogical tool in school practices carried out with two groups of 3rd year of primary education in a state school of Santa Maria . The overall objective is to identify the limits and possibilities of the use of Facebook social network as a teaching resource in the literacy process , from the perceptions of the acting subjects within the school context . One has the following objectives: learn the perceptions of students , parents and teachers about the use of Facebook as a pedagogical resource in educational practice and understand how the media work in the implementation of educational activities , and analyze school discourses on the use of media in the teaching of literacy practice. The methodology used a qualitative approach in the style research participant, with a view to pedagogical action exerted from the creation of the group " Cor-ner classes 31 and 34 " and from narratives of the subjects of the teaching and learning process. It is concluded that the creation of groups in social networks contributes to the construction of new learning , characterized as an innovative feature that is related to the reality of learners and the current technological advances . This relation-ship between social media and the school stands out as a plus point for the process of teaching and learning, giving it a dynamic and playful.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFerramenta pedagógicapor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectAção pedagógicapor
dc.subjectPedagogical tooleng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectPedagogical actioneng
dc.titleCantinho das turmas 31 e 34: limites e possibilidades do uso do facebook enquanto ferramenta pedagógicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma análise sobre o uso do Facebook como ferramenta pedagógica em práticas escolares realizadas com duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Santa Maria. O objetivo geral é identificar os limites e possibilidades do uso da Rede Social Facebook como recurso pedagógico no processo de alfabetização, a partir das percepções dos sujeitos atuantes neste contexto escolar. Tem-se como objetivos específicos: conhecer as percepções dos alunos, pais e professores acerca do uso do Facebook como recurso pedagógico na prática educativa e compreender como as mídias atuam na execução das ações pedagógicas, bem como analisar os discursos escolares sobre o uso das mídias na prática pedagógica de alfabetização. A metodologia utilizou uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante, tendo em vista a ação pedagógica exercida a partir da criação do grupo “Cantinho das turmas 31 e 34” e a partir de narrativas dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a criação de grupos em redes sociais contribui à construção de novas aprendizagens, caracterizando-se como um recurso inovador que está atrelado a realidade dos educandos e aos avanços tecnológicos atuais. Esta relação entre as mídias sociais e a escola destaca-se como um ponto positivo para o processo de ensino e aprendizagem, atribuindo a ele um caráter dinâmico e lúdico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto