Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.creatorHettwer, Magda Clarice
dc.date.accessioned2017-11-08T13:04:36Z
dc.date.available2017-11-08T13:04:36Z
dc.date.issued2014-12-20
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11989
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractA movie shows emotions when we can interpret the images, and when someone re-flects about it, recognizing different values and an analysis of the feelings towards him. This issue shows some results of the research about the use of a film in the school context, mainly the gaucho audiovisual display. It takes place in a school called Joao Neves da Fontoura, Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. The objective of this study was to provide contact of high school students with cinema, promoting and spreading the gaucho audiovisual, through democratization and regionalization of access to relevant history, culture, habits and customs studied in the classroom. By this time, there are some reflections about the topic studied, in which the goal is to present alternative uses of film as a support tool in the construction of knowledge produced within the school. The methodology involves a literature review and a practical proposition for a project titled "Rio Grande do Sul on Screen" which in-volved these high school students and their teachers. As a result it was observed that the state's culture and its history were more easily understood when watching mov-ies Rio Grande. The main conclusion from this study is that a movie could be included education methodologies. The develop and the sucess of a job like this to provide contact and to build new meaningful learning for all people involved in the interaction of this subject and the knowledge that was brought by it, and was multi-plied in various cultural activities such as procurement pedestrians, which was pub-lished and invited to be applied in most public schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCinemapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectMovie theatereng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.title"Rio Grande do Sul na tela": trabalhando o cinema na escola com alunos do ensino médiopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoUm filme transmite emoções ao interpretar as imagens, e quando se reflete sobre ele, reconhecendo valores diferentes e iniciando uma análise sobre os próprios sentimen-tos em relação a ele. Este trabalho mostra alguns resultados da pesquisa e uso do ci-nema no espaço escolar, principalmente da exibição de audiovisual gaúcho, para a-lunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, do município de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. O objetivo deste trabalho consistiu em propiciar o contato dos alunos com o cinema, promovendo e difundin-do o audiovisual gaúcho, por meio da democratização e da regionalização do acesso a conteúdos relevantes a história, a cultura, aos hábitos e aos costumes rio-grandenses estudados em sala de aula. Nesta oportunidade, apresentam-se reflexões a cerca da temática estudada, na qual o objetivo é apresentar alternativas de uso do cinema como ferramenta de apoio na construção de conhecimentos produzidos no espaço escolar. A metodologia empregada passa por uma revisão de literatura e a proposição na prática de um projeto intitulado “Rio Grande do Sul na Tela” que en-volveu os estudantes do Ensino Médio e seus professores. Como resultados foi pos-sível observar que a cultura gaúcha, sua história são bem mais facilmente compreen-didas quando se assiste filmes rio-grandenses. A principal conclusão extraída deste estudo, diz respeito às possibilidades de inserção do cinema na educação e a riqueza de um trabalho como este que propicia o acesso e a construção de novas aprendiza-gens significativas para todos os envolvidos na interação com o objeto de estu-do/conhecimento, tendo sido multiplicado em diversas atividades culturais, como concurso de peões, o qual foi divulgado e convidado para ser aplicado em mais esco-las municipais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto