dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Bigolin, Denise da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-01-14T14:38:12Z | |
dc.date.available | 2016-01-14T14:38:12Z | |
dc.date.issued | 2007-12-13 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1199 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The present study aims at verifying the manager importance as an articulator of the
school community, as well as to analyze the participative and democratic management
importance in the school pedagogical practice. It also will verify how important the
construction of the political pedagogic project is. This new conception of management is
necessary because the new century is marked by great social, political, economical and
cultural changes. Such changes, fast and technological, require a more competent
professional, who be able to act in any school activity, that is, a professional that see the
totality and not just particularities. In this research, firstly, it is done an educational historical recovery since its origin up to the current days in order to understand the past as well as the school reality and the management models present on it. This study is based on a methodological-theoretical reference with a bibliographical character, through an exercise of dialectical nature. This project intends to confirm the necessity and importance of a new conception in relation to the manager’s role who practices the function of coordinator not just as a mere “supervisor” but as a mediator, a problem-solving person and an articulator of the school pedagogical practice. All of this to overcome the job division in the educative institution, considering the whole reality in which the school is inserted. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestor escolar | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.title | O gestor como articulador da prática pedagógica da escola | por |
dc.title.alternative | The manager as the articulator of the school pedagogical practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente estudo monográfico objetiva, verificar a importância do gestor, enquanto
articulador da comunidade escolar, bem como, fazer uma análise da importância da gestão participativa e democrática na prática pedagógica da escola, e da construção do projeto político pedagógico. Essa nova concepção de gestão faz-se necessária em função de que o novo século é marcado por grandes mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais.Mudanças rápidas e tecnológicas, que passam a exigir um profissional mais competente, capaz de atuar em qualquer atividade da escola, que consiga ver o todo e não somente as particularidades. Para essa pesquisa buscou-se autores, e bibliografias, que fazem um resgate histórico da educação, desde suas origens até os dias atuais, visando à compreensão do passado e, conseqüentemente, da realidade na qual a escola está inserida e dos modelos de gestão presentes nela. A pesquisa está amparada por um referencial teórico-metodológico de caráter bibliográfico, que buscou realizar um exercício de cunho dialético. Este projeto
pretendeu confirmar a necessidade e importância de uma nova concepção do papel do gestor, que exerce a função de coordenador, não mais como um mero “supervisor”, mas um mediador, problematizador e articulador da prática pedagógica da escola e da construção do projeto político pedagógico, superando a divisão do trabalho na instituição educativa, considerando toda a realidade na qual a escola está inserida. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |