Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorBigolin, Denise da Silva
dc.date.accessioned2016-01-14T14:38:12Z
dc.date.available2016-01-14T14:38:12Z
dc.date.issued2007-12-13
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1199
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe present study aims at verifying the manager importance as an articulator of the school community, as well as to analyze the participative and democratic management importance in the school pedagogical practice. It also will verify how important the construction of the political pedagogic project is. This new conception of management is necessary because the new century is marked by great social, political, economical and cultural changes. Such changes, fast and technological, require a more competent professional, who be able to act in any school activity, that is, a professional that see the totality and not just particularities. In this research, firstly, it is done an educational historical recovery since its origin up to the current days in order to understand the past as well as the school reality and the management models present on it. This study is based on a methodological-theoretical reference with a bibliographical character, through an exercise of dialectical nature. This project intends to confirm the necessity and importance of a new conception in relation to the manager’s role who practices the function of coordinator not just as a mere “supervisor” but as a mediator, a problem-solving person and an articulator of the school pedagogical practice. All of this to overcome the job division in the educative institution, considering the whole reality in which the school is inserted.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.titleO gestor como articulador da prática pedagógica da escolapor
dc.title.alternativeThe manager as the articulator of the school pedagogical practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo monográfico objetiva, verificar a importância do gestor, enquanto articulador da comunidade escolar, bem como, fazer uma análise da importância da gestão participativa e democrática na prática pedagógica da escola, e da construção do projeto político pedagógico. Essa nova concepção de gestão faz-se necessária em função de que o novo século é marcado por grandes mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais.Mudanças rápidas e tecnológicas, que passam a exigir um profissional mais competente, capaz de atuar em qualquer atividade da escola, que consiga ver o todo e não somente as particularidades. Para essa pesquisa buscou-se autores, e bibliografias, que fazem um resgate histórico da educação, desde suas origens até os dias atuais, visando à compreensão do passado e, conseqüentemente, da realidade na qual a escola está inserida e dos modelos de gestão presentes nela. A pesquisa está amparada por um referencial teórico-metodológico de caráter bibliográfico, que buscou realizar um exercício de cunho dialético. Este projeto pretendeu confirmar a necessidade e importância de uma nova concepção do papel do gestor, que exerce a função de coordenador, não mais como um mero “supervisor”, mas um mediador, problematizador e articulador da prática pedagógica da escola e da construção do projeto político pedagógico, superando a divisão do trabalho na instituição educativa, considerando toda a realidade na qual a escola está inserida.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples