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dc.contributor.advisorPowaczuk, Ana Carla Hollweg
dc.creatorCosta, Adriane Oliveira da
dc.date.accessioned2017-11-09T12:55:45Z
dc.date.available2017-11-09T12:55:45Z
dc.date.issued2016-09-09
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12010
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work aims at presenting an experience of research-action in which it developed a pedagogical proposal that maximizes the development of multiple languages in a preschool group from the Elementary municipal school Martinho Lutero, in Santa Maria/RS, in the first semester of 2016. In this way, it has been sought the following issues: knowing the theoretical elements that approach children language as means of education/learning; identifying the theoretical and legal basis that guide the language conceptions in the practice of the children’s education teacher; reflecting about the limits and possibilities of considering children’s languages in the learning process in order to have quality in Children’s Education in the referred school. The study has been developed from a research-action as a strategy for the development of the research teacher on his own practice, and in this sense using his/her researches to improve teaching and learning processes. The bibliographic benchmarks that served as basis for the study were: Barbosa (2009), Freire (1996), Edwards, Gandini and Forman (1999-2016), Brasil (1996-2002-2010), Oliveira (1995), Junqueira Filho (2014), Ludke (2003), Osteto (2000), Tripp (2005), Elliot (1997), Friedmann (2013), Horn (2012), Mello (2005) among others. This experience allowed identifying the languages that permeate the work in Children’s Education, so that they can and must be maximized through playing, providing that produced interactions and mediations constitute pillars of pedagogical action. Children’s Education has been advancing and overcoming challenges referring to the work with multiple languages presented in the education of children. A school that arranges a team of professionals with a goal in common: sharing their theories and practices having as basis the “pedagogy of the relation and the hearing”, it is also searched. The Children’s Education space needs to be constituted in a place where children feel comfortable to travel in the imagination, sharing, transforming and building knowledges, walking for an actual construction of citizenship and common good.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLinguagenspor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectLanguageseng
dc.subjectChildren’s educationeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleUma experiência na educação infantil: as diferentes linguagens da criançapor
dc.title.alternativeAn experience in children’s education: the different languages of childreneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEste trabalho visa apresentar uma experiência de pesquisa ação a qual objetivou desenvolver uma proposta pedagógica que potencialize o desenvolvimento das múltiplas linguagens de uma turma de Pré-escola da Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero de Santa Maria-RS, no primeiro semestre de 2016. Nesta direção buscou-se: conhecer os elementos teóricos que abordam as linguagens infantis como meio de educação/aprendizagem; identificar as bases teóricas e legais que orientam as concepções de linguagens na prática do educador de Educação Infantil; e refletir sobre os limites e as possibilidades de considerar as linguagens infantis no processo de aprendizagem das crianças para a qualidade da Educação Infantil, na escola em questão. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação como uma estratégia para o desenvolvimento do professor pesquisador de sua própria prática e assim utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrência, o aprendizado de seus alunos. Os referenciais que deram base ao estudo foram: Barbosa (2009), Freire (1996), Edwards, Gandini e Forman (1999-2016), Brasil (1996-2002-2010), Oliveira (1995), Junqueira Filho (2014), Ludke (2003), Osteto (2000), Tripp (2005), Elliot (1997), Friedmann (2013), Horn (2012), Mello (2005) entre outros. Esta experiência permitiu identificar que as linguagens permeiam o trabalho na Educação Infantil, de modo que estas podem e devem ser potencializadas por meio do brincar, permitindo que as interações e mediações produzidas constituam-se nos eixos da ação pedagógica. A Educação Infantil vem avançando e superando desafios no que tange o trabalho com as múltiplas linguagens presentes na educação das crianças. Busca-se ainda uma escola que componha uma equipe de profissionais com um objetivo em comum: compartilhar suas teorias e práticas tendo como base a “pedagogia da relação e da escuta”. O espaço da Educação Infantil precisa se constituir em um lugar onde as crianças se sintam à vontade para viajar no imaginário, compartilhar, transformar e construir conhecimentos, caminhando para a construção efetiva da cidadania e do bem comum.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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