dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Lopes, Rita de Cássia Pedrotti | |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T14:08:54Z | |
dc.date.available | 2017-11-09T14:08:54Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12013 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | It is known that nowadays education requires different ways of teaching so that learning is more dynamic, liberating and meaningful for students. One of the ways to achieve these characteristics is through research in education that needs to happen in school spaces, provided by the managers, so that educators can meet to plan research projects that establish a dialog with the curricular components they teach. The aim of this study is to verify, through a qualitative approach, the perspective of participatory research, as research spaces can be created in schools so that educators can discuss and plan research projects to be worked in school. The methodology was articulated in the form of questionnaires, interviews and observations in meetings held by the school to the monitoring of research projects that are carried out. Finally, the managers of a school, to build an effective pedagogical work both for the subjects they teach, as for those who learn, must be such as to enable teachers to different exchange knowledge spaces, due to their different areas of expertise, because this action is underpinned by planning their research projects and, when that happens, provides ongoing training to teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Espaço | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Pesquisa | por |
dc.subject | Projeto | por |
dc.subject | Space | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Research | eng |
dc.subject | Project | eng |
dc.title | A gestão escolar como articuladora da construção de espaços de pesquisa na escola | por |
dc.title.alternative | The school management as an articulator of the construction of research spaces in the school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | É sabido que nos dias atuais a educação exige formas diferenciadas de ensino para que a aprendizagem seja mais dinâmica, emancipadora e significativa para os estudantes. Uma das formas de alcançar essas características se dá através do ensino pela pesquisa que, para acontecer, necessita de espaços na escola, disponibilizados pelos gestores, para que os educadores possam se encontrar para planejar projetos de pesquisa que dialoguem com os componentes curriculares que ministram. O objetivo desse estudo é verificar, através da abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa participante, como espaços de pesquisa podem ser criados na escola para que os educadores possam debater e planejar projetos de pesquisa a serem trabalhados na escola. A metodologia foi articulada sob a forma de questionário, entrevistas e observações em encontros realizados pela escola para o acompanhamento dos projetos de pesquisa que são realizados. Enfim, os gestores de uma escola, para construir um trabalho pedagógico efetivo tanto para os sujeitos que ensinam, quanto para os que aprendem, devem possibilitar aos professores espaços de troca de diferentes saberes, devido as suas diferentes áreas de atuação, pois esta ação alicerça o planejamento de seus projetos de pesquisa e, ao acontecer isso, proporciona constante formação aos professores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |