dc.contributor.advisor | Silveira, Djalma Dias da | |
dc.creator | Veiga, Tamires Zavareze da | |
dc.date.accessioned | 2017-11-16T11:55:11Z | |
dc.date.available | 2017-11-16T11:55:11Z | |
dc.date.issued | 2017-09-06 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12040 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This monograph presents a research about the implementation of electronic
processes for personnel removals in UFSM and the real economy of paper
generated. With the general objective of evaluating the educational and
environmental action in the paper economy with the introduction of the electronic
system. As well as revealing them as a sustainable logistics tool, typify the inclusion
of electronic processes and information in the actions of the institution's Sustainable
Logistics Plan, measure the real economy, reduce consumption and generate waste
as part of the educational process. The object of study is the administrative
processes for the removal of personnel from the years 2012 and 2015. In 2012 they
were still all physical processes and the manual counting of all the processes filed in
the sector archive of the Pro-Rector's Office of People Management as well like the
total pages of each of them. In 2015 these processes were all electronic and was
counted from online search in the UFSM document consultation part and considered
only the authorization one page printing. The results obtained are: In 2012, 1,206
processes and 11,331 pages, resulting in an average of 9 pages per process. In
2015, considering only the removals authorized by the Rector or Vice-Rector, there
were 1,750 cases. There was an increase in total processes and a reduction in the
total amount of sheets of paper used per process, saving more than 6,000 sheets,
with a reduction of about 54% in paper consumption by the institution. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Processos eletrônicos | por |
dc.subject | Consumo de papel | por |
dc.subject | Avaliação ambiental | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Electronic processes | eng |
dc.subject | Paper consumption | eng |
dc.subject | Environmental assessment | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.title | A inclusão de processos eletrônicos e a real economia de papel na Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | The inclusion of electronic processes and the real paper economy in the Federal University of Santa Maria | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta uma pesquisa acerca da implantação de processos
eletrônicos para afastamentos de pessoal na UFSM e a real economia de papel
gerada. Com o objetivo geral de avaliar a ação educacional e ambiental na
economia de papel com a introdução do sistema eletrônico. Bem como de revelá-los
como ferramenta de logística sustentável, tipificar a inclusão de processos e
informações eletrônicas nas ações do Plano de Logística Sustentável da instituição,
mensurar a real economia, a redução de consumo e geração de resíduos como
parte do processo educacional. O objeto de estudo são os processos administrativos
de afastamento de pessoal dos anos de 2012 e de 2015. Em 2012 ainda eram todos
processos físicos e foi realizada a contagem manual de todos os processos
arquivados no arquivo setorial da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas bem como o
total de páginas de cada um deles. Em 2015 estes processos eram todos eletrônicos
e foi contabilizado a partir de pesquisa online na parte de consulta de documentos
da UFSM e considerado apenas a impressão da portaria de autorização (uma
página). Os resultados obtidos são: Em 2012, 1.206 processos e 11.331 páginas,
resultando numa média de 9 páginas por processo. Em 2015, considerando apenas
os afastamentos autorizados pelo Reitor ou Vice-Reitor ocorreram 1.750 processos.
Houve um aumento no total de processos e uma redução na quantidade total de
folhas de papel utilizadas por processo, economizando mais de 6 mil folhas, com
uma redução de cerca de 54% no consumo de papel pela instituição. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |