dc.contributor.advisor | Silva, Marcos Alexandre Rose | |
dc.creator | Silva, Henrique Salustiano | |
dc.date.accessioned | 2017-11-17T12:06:04Z | |
dc.date.available | 2017-11-17T12:06:04Z | |
dc.date.issued | 2017-08-18 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12046 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | Massive Open Online Courses (MOOCs) have led to debates in the educational and technological area, as they reach new conceptions of teaching and learning in the virtual scenario. The wide discussion about the potential of MOOCs has stimulated institutions and research groups to develop open and large-scale courses using these course models. However, experiences in Brazil remain a major challenge. The present article aims at describing a panorama about the evolution, construction and experiences of the MOOCs, addressing firstly how the MOOCs are defined and characterized. Secondly, we investigate how MOOCs have been employed in Brazil and what the results obtained with their use. We conclude with an analysis of the pedagogical approaches in the construction of MOOCs and the challenges found in the construction of these courses. In this work, a Systematic Review of Literature was conducted, in which 14 scientific articles published on MOOCs were studied until May 2017. The results obtained demonstrate, in a practical context, the feasibility of using the principles of MOCCs to design learning in open courses And online. However, the need for a more meaningful pedagogical discussion in the preparation of proposals and future research is highlighted. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cursos Abertos Online e Massivos (MOOC) | por |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | MOOC (Massive Open Online Courses) | eng |
dc.subject | E-learning | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil | por |
dc.title.alternative | Systematic review on the use of MOOCS in Brazil | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Cursos Abertos Online e Massivos, do inglês Massive Open Online Courses (MOOCs), têm provocado debates na área educacional e tecnológica, pois eles atingem novas concepções de ensino e aprendizagem no cenário virtual. A ampla discussão sobre o potencial dos MOOCs têm estimulado instituições e grupos de pesquisa a desenvolver cursos abertos e em grande escala com utilização desses modelos de cursos. No entanto, as experiências no Brasil continuam sendo um grande desafio. O presente artigo objetiva descrever um panorama sobre a evolução, construção e experiências dos MOOCs, abordando primeiramente como os MOOCs são definidos e caracterizados. Em segundo lugar, investigamos como os MOOCs têm sido empregados no Brasil e quais os resultados obtidos com o seu uso. Finalizamos com uma análise das abordagens pedagógicas na construção de MOOCs e os desafios encontrados na construção desses cursos. Neste trabalho foi conduzida uma Revisão Sistemática de Literatura, na qual foram estudados 14 artigos científicos publicados sobre MOOCs até maio de 2017. Os resultados alcançados demonstram, em um contexto prático, a viabilidade de usar os princípios dos MOOCs para projetar a aprendizagem em cursos abertos e online. Porém é destacado a necessidade de uma discussão pedagógica mais significativa na elaboração das propostas e investigações futuras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |