Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Marcos Alexandre Rose
dc.creatorSilva, Henrique Salustiano
dc.date.accessioned2017-11-17T12:06:04Z
dc.date.available2017-11-17T12:06:04Z
dc.date.issued2017-08-18
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12046
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractMassive Open Online Courses (MOOCs) have led to debates in the educational and technological area, as they reach new conceptions of teaching and learning in the virtual scenario. The wide discussion about the potential of MOOCs has stimulated institutions and research groups to develop open and large-scale courses using these course models. However, experiences in Brazil remain a major challenge. The present article aims at describing a panorama about the evolution, construction and experiences of the MOOCs, addressing firstly how the MOOCs are defined and characterized. Secondly, we investigate how MOOCs have been employed in Brazil and what the results obtained with their use. We conclude with an analysis of the pedagogical approaches in the construction of MOOCs and the challenges found in the construction of these courses. In this work, a Systematic Review of Literature was conducted, in which 14 scientific articles published on MOOCs were studied until May 2017. The results obtained demonstrate, in a practical context, the feasibility of using the principles of MOCCs to design learning in open courses And online. However, the need for a more meaningful pedagogical discussion in the preparation of proposals and future research is highlighted.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCursos Abertos Online e Massivos (MOOC)por
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMOOC (Massive Open Online Courses)eng
dc.subjectE-learningeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleRevisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasilpor
dc.title.alternativeSystematic review on the use of MOOCS in Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoCursos Abertos Online e Massivos, do inglês Massive Open Online Courses (MOOCs), têm provocado debates na área educacional e tecnológica, pois eles atingem novas concepções de ensino e aprendizagem no cenário virtual. A ampla discussão sobre o potencial dos MOOCs têm estimulado instituições e grupos de pesquisa a desenvolver cursos abertos e em grande escala com utilização desses modelos de cursos. No entanto, as experiências no Brasil continuam sendo um grande desafio. O presente artigo objetiva descrever um panorama sobre a evolução, construção e experiências dos MOOCs, abordando primeiramente como os MOOCs são definidos e caracterizados. Em segundo lugar, investigamos como os MOOCs têm sido empregados no Brasil e quais os resultados obtidos com o seu uso. Finalizamos com uma análise das abordagens pedagógicas na construção de MOOCs e os desafios encontrados na construção desses cursos. Neste trabalho foi conduzida uma Revisão Sistemática de Literatura, na qual foram estudados 14 artigos científicos publicados sobre MOOCs até maio de 2017. Os resultados alcançados demonstram, em um contexto prático, a viabilidade de usar os princípios dos MOOCs para projetar a aprendizagem em cursos abertos e online. Porém é destacado a necessidade de uma discussão pedagógica mais significativa na elaboração das propostas e investigações futuraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto