Sistema de informação como ferramenta da atenção básica: relato de intervenção
Resumen
Tendo em vista as vivencias realizada por profissionais de um Programa de Residência Multiprofissional que ao longo do cenário da Saúde Pública percebeu a importância em trabalhar com questões que visam a melhoria no acesso e na qualidade dos serviços prestados a população. O objetivo do presente artigo é relatar a intervenção realizada junto às equipes de Atenção Básica que aderiram ao primeiro ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, em um Município do sul do Brasil. A intervenção ocorreu entre os meses de novembro de 2014 a janeiro de 2015, por residentes junto a profissionais da rede de atenção básica do município. A intervenção foi realizada em três momentos. Primeiramente realizou-se uma reunião com intuito de gerar apoio e aproximação da gestão, o segundo momento se deu com a realização da primeira oficina com os profissionais das quatro ESF, que foi um encontro para troca de experiências entre os profissionais e um momento para discutição de estratégias e ações a partir de dados do Sistema de Informação da Atenção Básica. O ultimo momento foram encontros individuais com cada uma das equipes, que ocorreram na forma de rodas de conversa onde foram discutidas as sugestões de ações propostas pelas equipes na oficina anterior, dificuldades e novas ideias. Com este estudo pode-se observar que devem ser contínuos estes momentos de trocas de experiências e estreitamento das relações entre os profissionais, foi possível identificar a necessidade dos profissionais se apropriarem da tecnologia e da informação no que se refere aos Sistemas de Informação em Saúde e por fim percebeu-se o interesse e envolvimento dos profissionais com questões relacionadas ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
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