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dc.contributor.advisorFerrer, Ana Luiza
dc.creatorNemitz, Marcela Cardoso
dc.date.accessioned2017-11-29T12:17:41Z
dc.date.available2017-11-29T12:17:41Z
dc.date.issued2016-03-04
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12090
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis study refers to the growing process of medicalization in everyday life and its contemporary expressions in the field of school education, as well as the factors attach to the identification by health professionals and education as symptoms of diseases and disorders, in a municipality inland the Rio Grande do Sul /RS. This study sought to strengthen the relationship between health and education through intersectoral joints in the territories and a greater understanding of these professionals who work directly with children and adolescents on aspects of medicalization and how to set up the network of mental health of children and adolescents in accordance with what is established by the Public Policy. A qualitative results research project, this work follows the critical hermeneutic theory, using a focal group as instrument for the gathering of data with teachers and special educators of public schools. The main results obtained to understanding of educators about the process of medicalization of childhood, and its relation to the sense of failure teacher, families and students. This shows that the learning process is multi determined and depends on several factors. It is necessary to look at the social determinants of education, health, well-being and inclusion of students and teachers for a possible change in reality promoting school participation in the community. The results obtained are expected to create conditions for the discussion of public policies aimed at rampant facing the medicalization of children and promote a critical view of the pedagogical processes, tensing in the prevention of the aspects considered as symptoms of learning disorders, through processes leading to better training of teachers and health professionals who deal directly and indirectly with referrals and diagnoses of children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectMedicalizaçãopor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.titleMedicalização da vida: a compreensão de professores e educadores especiais de Santa Maria sobre o processo que leva a medicalização na infânciapor
dc.title.alternativeMedicalization of life: understandig of teachers and special educators about the process of medicaliztion of childhoodeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúdpor
dc.description.resumoO presente estudo se refere ao processo crescente de medicalização da vida cotidiana e suas expressões contemporâneas no campo da educação escolar, bem como os fatores que levam a identificação por profissionais da educação dos sintomas de doenças e transtornos infantis, em um município no interior do RS. Com esse estudo busca-se estreitar a relação entre Saúde e Educação por meio de articulações intersetorias nos territórios e uma maior compreensão desses profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes sobre os aspectos da medicalização e de como se configura a rede de atenção em saúde mental da infância e adolescência de acordo com o que é estabelecido pelas Políticas Públicas. Trata-se de uma pesquisa com proposta qualitativa, guiada pelo referencial da hermenêutica, onde foi utilizado como instrumento para coleta de informações a realização de grupo focal com professores e educadores especiais de Escolas públicas municipais. Teve como principais resultados a compreensão dos educadores sobre os processos da medicalização na infância, e sua relação com o sentimento de fracasso de professores, familiares e alunos. O que demonstra que o processo de aprendizagem é multideterminado e depende de vários fatores. É necessário olhar para os determinantes sociais sobre a educação, saúde, bem-estar e a inclusão de alunos e professores para uma possível mudança na realidade promovendo a participação da escola na comunidade. Através dos resultados obtidos espera-se criar condições para a discussão de políticas públicas voltadas ao enfrentamento desenfreado da medicalização das crianças e promover uma visão crítica em relação aos processos pedagógicos, tensionando na prevenção dos aspectos considerados como sintomas de transtornos da aprendizagem, através de processos que levem a uma melhor formação de professores e profissionais da saúde que lidam direta e indiretamente com encaminhamentos e diagnósticos das crianças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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