dc.contributor.advisor | Ferrer, Ana Luiza | |
dc.creator | Marques, Nadianna Rosa | |
dc.date.accessioned | 2017-11-29T14:03:49Z | |
dc.date.available | 2017-11-29T14:03:49Z | |
dc.date.issued | 2016-03-04 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12094 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | Currently we are watching a speech annulment of the subject by the constant need to establish
a truth about it, to establish a relation of "normality", creating categories, identities and
classifications through an excessive number of diagnoses for behaviors that often say object
of everyday life. Putting the issue of medicalization as a central point in the search for a
classification of what is beyond the normal pattern imposed by modernity. The need to
improve the actions and intervention tools, preserving the idea that each individual should be
the protagonist of life and health and strengthening the relation between health and education
through intersectorial joints in the territories, become essential to rethink what this process of
medicalization affect the political and social order and your redirection. Therefore, to better
understand the research.Therefore, for one better understanding the research was
accomplished in the Public prosecutor's office of Justice, with the promoters responsible for
the promotorias of Education and Public prosecutor's office of the Childhood and Youth
trying to understand the process that leads to medicalization of children and adolescents,
accompanied in a CAPSi. Qualitative results research project, this work follows the
hermeneutic theory, using as a tool for data collection individual interviews with
prosecutors.The results show that fragmentation of children's Mental Health Network and the
strengthening not with other services that make childhood care network, and one of the main
factors that lead to disconnection of service to each other, resulting in professional practices
fragmented. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Saúde mental | por |
dc.subject | Medicalização | por |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Mental health | eng |
dc.subject | Medicalization | eng |
dc.title | Medicalização da vida: a compreensão da promotoria de justiça de Santa Maria sobre o processo que leva a medicalização na infância | por |
dc.title.alternative | Medicalização of the life: theunderstanding of the ublic prosecutor's office of justice of Maria Saint on the process thatta kes the medicalização in thechildhoo | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | Atualmente assistimos a uma anulação do discurso do sujeito pela constante necessidade de
estabelecer uma verdade sobre ele, verdade na qual seja possível estabelecer uma relação de
“normalidade”, criando categorias, identidades e classificações, através de um número
excessivo de diagnósticos para comportamentos que muitas vezes dizem do cotidiano do
sujeito. Colocando a questão da medicalização como um ponto central na busca por uma
classificação daquilo que foge ao padrão normal imposto pela modernidade. A necessidade de
se aprimorar ações e ferramentas de intervenção, preservando a ideia de que cada indivíduo
deve ser protagonista de sua vida e saúde e estreitando a relação entre a Saúde e Educação por
meio de articulações intersetorias nos territórios, tornam-se elementos indispensáveis para se
repensar o que este processo de medicalização provoca no campo político e social visando seu
redirecionamento. Assim, para uma melhor compreensão a pesquisa foi realizada na
Promotoria de Justiça, com os promotores responsáveis pelas promotorias de Educação e
Promotoria da Infância e Juventude, busca compreender o processo que leva a medicalização
de crianças e adolescentes, acompanhadas em um CAPSi. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, utilizando a metodologia hermenêutica como referencial teórico, onde foi
utilizado como instrumento para coleta de dados a realização de entrevistas individuais com
os profissionais da promotoria. Os resultados apontam que a fragmentação da Rede de Saúde
Mental infantil e o não fortalecimento com outros serviços que compõem a rede de cuidado da
infância, e um dos principais fatores que levam a desarticulação dos serviços entre si,
ocasionando práticas profissionais fragmentadas. É essa tendência fragmentadora do cuidado
que vem estimulando a medicalização da infância e dificultando a integralidade do cuidado,
pois a falta de ações preventivas e de serviços articulados, vem enfraquecendo o “olhar” sobre
a saúde mental na infância e potencializando a medicalização. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |