dc.contributor.advisor | Gallina, Simone Freitas da Silva | |
dc.creator | Avinio, Carina de Souza | |
dc.date.accessioned | 2017-12-04T11:17:04Z | |
dc.date.available | 2017-12-04T11:17:04Z | |
dc.date.issued | 2011-12-05 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12114 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present research aimed to investigate which aspects are components of teacher
identity, to understand how the actions of the manager interferes with the
construction of professional identity. To cope with such issues was a need to further
studies for the construction of the identity of the manager, considering important
factors such as life course, living in groups and continuing education. Due to the
investigative process requires conceptual appropriation of the elements of the
scenario which the problem under investigation belongs, was an essential
quantitative methodological approach, in which studies on the recurrence of the
problem goes mainly to the references on the topic of educational management
teaching and identity. This methodological choice demanded an intense review on
the construction of teacher identity, as it involves teaching the path of life, their
training and the relationships he outlines in his career, which makes it an be active
and your builder identity and professionalism. In an attempt to point out the formation
of professional identity as an important element to represent the professionalism in
the area of distance education as an indispensable tool for teacher training, we
recognize that there is an interesting possibility of linking the actions of the manager
in the school context the scale of the continuing education, assuming the
appropriation of a make teaching in distance education mode. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Trajetória | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Identity | eng |
dc.subject | Trajectory | eng |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.title | A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância | por |
dc.title.alternative | Construction management and teaching of identity: experiences, continuing education and distance education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa teve por objetivos investigar quais aspectos são
constituintes da identidade docente, compreender de que modo a atuação do gestor
interfere na construção da identidade profissional. Para dar conta de tais questões
foi preciso aprofundar alguns estudos relativos à construção da identidade do gestor,
considerando fatores importantes como trajetória de vida, convívio em grupo e
formação permanente. Em função do processo investigativo exigir apropriação
conceitual dos elementos que compõem o cenário o qual o problema a ser
investigado pertence, foi imprescindível uma abordagem metodológica quantitativa,
em que os estudos acerca do problema parte da recorrência às referências
bibliográficas principalmente sobre a temática da gestão educacional e identidade
docente. Tal escolha metodológica exigiu uma intensa análise crítica sobre a
construção da identidade docente, à medida que a mesma envolve a trajetória de
vida docente, sua formação e as relações que ele traça em sua trajetória, o que o
torna um ser ativo e construtor da sua identidade e profissionalidade. Na tentativa de
apontar a constituição da identidade profissional como elemento importante para
representar o profissionalismo à área da educação a distância como ferramenta
indispensável para a formação docente, reconhecemos que há uma interessante
possibilidade de vincularmos as ações do gestor no contexto escolar à dimensão da
formação continuada, partindo do pressuposto da apropriação de um fazer
pedagógico na modalidade da Educação a distância. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |