Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorAvinio, Carina de Souza
dc.date.accessioned2017-12-04T11:17:04Z
dc.date.available2017-12-04T11:17:04Z
dc.date.issued2011-12-05
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12114
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present research aimed to investigate which aspects are components of teacher identity, to understand how the actions of the manager interferes with the construction of professional identity. To cope with such issues was a need to further studies for the construction of the identity of the manager, considering important factors such as life course, living in groups and continuing education. Due to the investigative process requires conceptual appropriation of the elements of the scenario which the problem under investigation belongs, was an essential quantitative methodological approach, in which studies on the recurrence of the problem goes mainly to the references on the topic of educational management teaching and identity. This methodological choice demanded an intense review on the construction of teacher identity, as it involves teaching the path of life, their training and the relationships he outlines in his career, which makes it an be active and your builder identity and professionalism. In an attempt to point out the formation of professional identity as an important element to represent the professionalism in the area of distance education as an indispensable tool for teacher training, we recognize that there is an interesting possibility of linking the actions of the manager in the school context the scale of the continuing education, assuming the appropriation of a make teaching in distance education mode.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectTrajetóriapor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectTrajectoryeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.titleA gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distânciapor
dc.title.alternativeConstruction management and teaching of identity: experiences, continuing education and distance educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa teve por objetivos investigar quais aspectos são constituintes da identidade docente, compreender de que modo a atuação do gestor interfere na construção da identidade profissional. Para dar conta de tais questões foi preciso aprofundar alguns estudos relativos à construção da identidade do gestor, considerando fatores importantes como trajetória de vida, convívio em grupo e formação permanente. Em função do processo investigativo exigir apropriação conceitual dos elementos que compõem o cenário o qual o problema a ser investigado pertence, foi imprescindível uma abordagem metodológica quantitativa, em que os estudos acerca do problema parte da recorrência às referências bibliográficas principalmente sobre a temática da gestão educacional e identidade docente. Tal escolha metodológica exigiu uma intensa análise crítica sobre a construção da identidade docente, à medida que a mesma envolve a trajetória de vida docente, sua formação e as relações que ele traça em sua trajetória, o que o torna um ser ativo e construtor da sua identidade e profissionalidade. Na tentativa de apontar a constituição da identidade profissional como elemento importante para representar o profissionalismo à área da educação a distância como ferramenta indispensável para a formação docente, reconhecemos que há uma interessante possibilidade de vincularmos as ações do gestor no contexto escolar à dimensão da formação continuada, partindo do pressuposto da apropriação de um fazer pedagógico na modalidade da Educação a distância.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto