Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorBaía, Maria Ivete Lopes
dc.date.accessioned2016-01-19T12:58:23Z
dc.date.available2016-01-19T12:58:23Z
dc.date.issued2009-12-18
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1211
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate the role of the Educational Advisor at the school, reflecting on the origin and history of the Educational Guidance and the important work of this professional. After the approval of Pedagogy Curriculum Guidelines, the teacher is based on the teaching of early childhood education and early years of elementary school, the education courses in Normal mode, and professional education courses and they could assume the functions of management school, which justifies this research that the counselor has a principal member of the school management on the issue of interaction between family and school. This research was carried out from a theoretical and literature and a field research conducted in a school of education of the city of Cruzeiro do Oeste. education in the context of education, by authors such as Grinspun, Silva, among others, as well as legal documents, and the 1st LDB - Law 4024/61 and the current LDB - Lei 9394/96 primary sources. Through this research attempts to demonstrate the relevance of the role of counselor, working with the student and his family, knowing that their work, as well as other education professionals, as principal, teachers, staff and parents, is ruled on prevention, which should seek to ascertain the problems of student learning before they arise, through projects, awareness seminars, debates and especially visits to families, bringing them to school, because in a democratic and participative management , school and family, can assist in student learning, rescuing it as a social and participatory.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrientação educacionalpor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectGestão escolar participativapor
dc.subjectIntegração família - escolapor
dc.titleO orientador educacional como parceiro na melhoria do processo ensino aprendizagempor
dc.title.alternativeEducational as partner in improving teaching learning processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo averiguar o papel do Orientador Educacional na escola, refletindo sobre a origem e o histórico da Orientação Educacional, bem como a importância do trabalho deste profissional. Depois da aprovação das Diretrizes Curriculares de Pedagogia, o pedagogo tem por base a docência da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional além de poder assumir as funções de gestão na escola, o que justifica esta pesquisa que tem no orientador educacional um dos principais integrantes da gestão da escola na questão de interação família e escola. Esta pesquisa realizou-se a partir de uma fundamentação teórico-bibliográfica além de uma pesquisa de campo realizada em uma das escolas de educação integral do município de Cruzeiro do Oeste, relatando o trabalho da orientação educacional, onde procurou-se verificar o papel do Orientador educacional no contexto da educação, através de autores como: Grinspun, Silva, entre outros, assim como de documentos legais, tendo na 1ª LDB – Lei 4.024/61 e na a atual LDB – Lei 9.394/96 as fontes primárias. Através dessa investigação procurou-se demonstrar a relevância da função do Orientador Educacional, no trabalho com o aluno e sua família, sabendo-se que seu trabalho, bem como dos demais profissionais da educação, como: diretor, professores, funcionários e pais, está pautado na prevenção, onde se deve procurar averiguar os problemas de aprendizagem do aluno antes que eles surjam, através de projetos, palestras de sensibilização, debates e principalmente visitas às famílias, trazendo-as para a escola, pois dentro de uma gestão democrática e participativa, escola e família, podem auxiliar na aprendizagem do aluno, resgatando-o como ser social e participativo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples