dc.contributor.advisor | Franciscato, Fabio Teixeira | |
dc.creator | Amaral, Georgia Stella Ramos do | |
dc.date.accessioned | 2017-12-04T14:28:54Z | |
dc.date.available | 2017-12-04T14:28:54Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12121 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article presents the results of research into the scope that computer technology
is being used in classrooms of the 6ª CRE Santa Cruz do Sul region. Considering the
reality of the new technologies' potential as a pedagogic resource, it is important to
determine whether the use of the “collaborative culture” is a reality in schools. The
methodology used in this research employed biographical data and a questionnaire.
The subjects were teachers who had been trained by the NTE Santa Cruz do Sul.
The aim of the research was to identify classroom practices: the outcome measure
being the material produced by the teachers and their students. The results indicate
that the teachers and students use the computer to produce content in the
classroom, but don’t share any of their content on the Internet. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cultura colaborativa | por |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Collaborative culture | eng |
dc.subject | Social networking | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Mídias e cultura colaborativa | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que consistiu em investigar se
a revolução digital está acontecendo nas salas de aula da 6ª Coordenadoria
Regional de Educação (CRE) da região de Santa Cruz do Sul. Tendo em vista a
invasão da tecnologia em várias áreas e tendo conhecimento do uso das novas
tecnologias como recurso pedagógico, surge a necessidade de saber se a cultura
colaborativa também faz parte da realidade escolar. A metodologia utilizada nesta
pesquisa contou com dois momentos: pesquisa bibliográfica e a aplicação de um
questionário tendo como público alvo os professores capacitados pelo Núcleo de
Tecnologia Educacional (NTE) de Santa Cruz do Sul, com o objetivo de identificar as
mídias utilizadas em sala de aula e os professores que criaram e/ou que seus alunos
criaram algum tipo de material. Como resultado descobriu-se que os professores e
alunos utilizam e produzem conteúdo em sala de aula, mas não têm o costume de
compartilhar na Internet. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |