A importância da brincadeira na educação infantil: desafios para a gestão escolar
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Data
2009-12-18Autor
Bahia, Maria Aparecida Lira
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O objetivo desta pesquisa foi compreender a importância da utilização de
brincadeiras enquanto desafio para a gestão escolar no processo de
desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A abordagem metodológica
utilizada foi à qualitativa do tipo bibliográfica. Em suma, é fundamental que o
professor como gestor escolar exerça um papel ativo em todo o processo que
envolve a organização e a concretização das intenções educativas do trabalho
pedagógico, como por exemplo, projetos de trabalho por cantos, oficinas, unidades
didáticas, ou seja, um projeto pedagógico coletivo que envolva toda a equipe de
professores e comunidade escolar. A gestão escolar da comunidade escolar,
portanto, precisa estar aberto às descobertas e experimentação do conhecimento,
em que a ação de todos aconteça de forma investigativa (vínculo entre ensino e
pesquisa), dialógica, com formação e socialização de experiências diversas,
inerentes a uma prática reflexiva que transforma e se reconstrói pela análise crítica.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]