dc.contributor.advisor | Rosito, Jumaida Maria | |
dc.creator | Andreola, Juliana | |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T10:06:56Z | |
dc.date.available | 2017-12-06T10:06:56Z | |
dc.date.issued | 2011-11-25 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12131 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work was developed in the context of the Integral Attention to Children and Adolescents Program, in Faxinal do Soturno/RS, which is a project that receives children and adolescents who are in situations of social vulnerability. The aim of this study was to assess if the project helps to raise environmental awareness among children and adolescents. In addition, we sought to know the social meaning of the interaction of young people with the “Horto” Project. This research used exploratory methodology, including qualitative analysis, through the use of questionnaires sent to families and the stories of the youth about their experiences in the project. The results showed that “horto” is seen as an environment for socialization, interaction, learning, and fundamentally encouraging values related to environmental preservation practices. In addition to achieving its main objectives, the project contributes to the formation of citizens aware of their actions with the environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Projeto Horto Municipal | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Conscientização ambiental | por |
dc.subject | Práticas socioambientais | por |
dc.subject | Horto Project | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Environmental awareness | eng |
dc.subject | Social and environmental pratices | eng |
dc.title | Vivências e significações socioambientais do Projeto Horto Municipal de Faxinal do Soturno/RS | por |
dc.title.alternative | Socio-environmental experiences and significations of the Horto Project of Faxinal do Soturno/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho foi desenvolvido no contexto do Programa de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente, Horto Municipal de Faxinal do Soturno/RS, que é um projeto que recebe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo foi verificar se o Projeto ajuda a despertar a conscientização ambiental entre as crianças e adolescentes atendidos; além disso, procurou-se conhecer o significado social do convívio dos jovens com o projeto Horto. Esta pesquisa utilizou a técnica de campo exploratória e incluiu análise qualitativa, através da utilização de questionários enviados às famílias e relatos dos jovens atendidos pelo projeto, sobre suas vivências no Horto. Os resultados evidenciaram que o projeto do Horto Municipal é percebido como um ambiente de socialização, convivência, construção da aprendizagem, e, fundamentalmente, incentivador de valores que se relacionam a práticas preservacionistas ambientais. Com isso pode-se afirmar que, além de alcançar seus objetivos principais, o projeto contribui para a formação de cidadãos conscientes de suas ações com o meio ambiente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |