Avaliação do grau de consciência ambiental, do consumo ecológico e dos critérios de compra utilizados por consumidores da região central de São Leopoldo - RS
Resumo
Cada consumidor elege um critério na hora da compra de um produto. Pode ser
influenciado pelo marketing verde, pela marca, pela qualidade, etc. Porém, uma
questão levantada é se, na hora de comprar, ele é um consumidor consciente e
ecologicamente correto. A proposta deste trabalho é avaliar o grau de consciência
ambiental, do consumo ecológico e dos critérios de compra utilizados por consumidores
da região Central de São Leopoldo- RS. Para mensurar este grau, foi realizada uma
pesquisa exploratória através de questionário. A sua aplicação ocorreu em dois
diferentes grupos de cidadãos da região central. Um grupo foi formado por moradores
de um condomínio (Grupo 1) e o outro grupo eram clientes de um Hipermercado (Grupo
2) da cidade. Obteve-se um resultado semelhante nos dois grupos. Foi verificado que o
principal critério utilizado pelos consumidores avaliados na hora da compra de uma
mercadoria é o preço. Estes consumidores percebem e possuem potenciais traços de
consciência ambiental, mas são fracos consumidores ecológicos. Nota-se claramente
que é necessário trabalhar a educação ambiental com estes grupos. Rever valores que
estão no historia de cada individuo e oferecer um espaço para que ele possa refletir e
transformar sua cultura em uma cultura que objetive o bem comum de todos existentes
neste planeta.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: