dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Alves, Sinara Heck | |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T10:22:20Z | |
dc.date.available | 2017-12-06T10:22:20Z | |
dc.date.issued | 2010-11-06 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12132 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Each consumer chooses a criterion when buying a product. They are influenced maybe
by green marketing, the logo mark, the quality, etc. However, a question arises whether,
on the purchase, they are a conscious consumer and environmentally friendly. The
purpose of this study is to assess the degree of environmental awareness, consumption
and environmental purchasing criteria used by consumers in the central region of São
Leopoldo- RS, Brazil. To measure this degree, we conducted an exploratory study using
a questionnaire. Its implementation occurred in two different groups of citizens in the
downtown region. A group was formed by residents of a condominium (Group 1) and the
other group was several clients of a Supermarket (Group 2) of city. Both groups
presented similar results. The mainly criteria used is the Price when buying a
commodity. They are potential consumers perceive and have traces of environmentally
conscious consumers, but are weak ecologically. Note clearly that we must work with
environmental education. It’s important to review values that are in the history of each
individual and provide a space where he can reflect and transform its culture into a
culture that focuses on the common good of everyone on this planet. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Consciência ambiental | por |
dc.subject | Consumidor | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Environmental awareness | eng |
dc.subject | Consumer | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.title | Avaliação do grau de consciência ambiental, do consumo ecológico e dos critérios de compra utilizados por consumidores da região central de São Leopoldo - RS | por |
dc.title.alternative | Evaluation of the degree of awareness environmental, ecological and consumption of criteria used for the purchase of consumer central region of São Leopoldo, RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Cada consumidor elege um critério na hora da compra de um produto. Pode ser
influenciado pelo marketing verde, pela marca, pela qualidade, etc. Porém, uma
questão levantada é se, na hora de comprar, ele é um consumidor consciente e
ecologicamente correto. A proposta deste trabalho é avaliar o grau de consciência
ambiental, do consumo ecológico e dos critérios de compra utilizados por consumidores
da região Central de São Leopoldo- RS. Para mensurar este grau, foi realizada uma
pesquisa exploratória através de questionário. A sua aplicação ocorreu em dois
diferentes grupos de cidadãos da região central. Um grupo foi formado por moradores
de um condomínio (Grupo 1) e o outro grupo eram clientes de um Hipermercado (Grupo
2) da cidade. Obteve-se um resultado semelhante nos dois grupos. Foi verificado que o
principal critério utilizado pelos consumidores avaliados na hora da compra de uma
mercadoria é o preço. Estes consumidores percebem e possuem potenciais traços de
consciência ambiental, mas são fracos consumidores ecológicos. Nota-se claramente
que é necessário trabalhar a educação ambiental com estes grupos. Rever valores que
estão no historia de cada individuo e oferecer um espaço para que ele possa refletir e
transformar sua cultura em uma cultura que objetive o bem comum de todos existentes
neste planeta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |