Educação ambiental na educação infantil : aprendendo sobre os ecossistemas no Centro de Educação Infantil Odorico Fortunato - Joinville/Santa Catarina
Abstract
Este trabalho teve como principal objetivo promover a educação ambiental na
educação infantil, sensibilizando e conscientizando as crianças sobre os problemas
ambientais locais e sobre o fato de que estes acontecem em outras escalas. A
metodologia utilizada foi à pesquisa-ação. As crianças, juntamente com a professora
e suas auxiliares, visitaram o bairro “Aventureiro”, bairro onde a escola encontra-se
localizada e onde residem as crianças. A partir do passeio realizado foram propostas
atividades lúdicas de educação ambiental, tendo com base os problemas
vivenciados no trajeto percorrido pelo passeio ao bairro. As crianças participaram
ativamente das atividades propostas no Projeto de Intervenção. Acredita-se que as
atividades propostas proporcionaram às crianças um aprendizado, pois se
oportunizou o diálogo e discussões em pequenos grupos. Através do trabalho
desenvolvido, conclui-se que na faixa etária dos 2 e 3 anos, é possível trabalhar a
educação ambiental de forma lúdica e interdisciplinar.
Collections
- Educação Ambiental - EaD [323]
The following license files are associated with this item:
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
Kahl, Janaí (2011-10-31)Este trabalho consiste no estudo dos principais conceitos e mitos sobre indivíduos com Altas Habilidades, bem como a importância da formação e prática docente na identificação e orientação dos mesmos. Ainda, respaldare ... -
A gestão escolar na educação profissional: um estudo sobre a gestão do Proeja em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul
Santos, Aline Bosak dos (2013-11-30)O PROEJA propõe a integração entre Educação Básica e Profissional, sendo os estudantes jovens e adultos, seu público. Na Educação Profissional, assim como nas demais esferas, a organização do cotidiano é fundamental e é ... -
Concepções de professores sobre a aprendizagem no PROEJA em uma escola de Santa Maria - RS
Menegazzi, Lecy Mariza Rosa (2011-10-31)O presente estudo objetivou investigar como os professores em suas práticas pedagógicas compreendem aprendizagem dos alunos no ensino profissionalizante no PROEJA do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A ...