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dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorAlbuquerque, Simone Furtado
dc.date.accessioned2017-12-06T11:40:52Z
dc.date.available2017-12-06T11:40:52Z
dc.date.issued2010-12-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12139
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis current study by a bibliographic research with a qualitative approach, aimed to highlight the importance and necessity of integration of the Project With the Political-Pedagogical Proposal for a Course educational institution, realizing that this articulation is the responsibility of school management. This is because the school management is using these instruments to comply with its purpose which is to oversee the quality education and therefore it is necessary that management tools mentioned above are used for management of the institution to make sure what's responsibility of it. And thus with the basement in authors such as Campos (2007, 2008, 2009 and 2010), Vieira (1990), Vasconcelos (2000), Silva (2005), and such others, it could enligthen for itself the compliance of this articulation which ensures to the the establishment of teaching an educational process of teaching and learning oriented, and ensuring the effectiveness of the social function of the institution of teaching that is the formation of citizenship, the full development and success of students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectProposta curricularpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectProject political teachingeng
dc.subjectCurriculum proposaleng
dc.titleA integração do projeto politico-pedagogico com a proposta curricular: uma questão de gestãopor
dc.title.alternativeIntegration of political pedagogical project proposal to curriculum: a matter of managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo fruto de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, teve por objetivo ressaltar a importância e a necessidade da integração do Projeto Político-Pedagógico com a Proposta Curricular de uma instituição de ensino, compreendendo que essa articulação é de responsabilidade da Gestão Escolar. Isso, porque a gestão da escola utiliza-se desses instrumentos para cumprir com a sua finalidade que é zelar pela qualidade do ensino e, portanto, faz-se necessário que os instrumentos de gestão anteriormente mencionados sejam utilizados a favor da gerência da instituição para garantir o que é de sua responsabilidade. E, deste modo, com o embasamento em autores tais como Campos (2007, 2008, 2009 e 2010), Vieira (1990), Vasconcellos (2000), Silva (2005), dentre outros, foi possível elucidar que o cumprimento dessa articulação assegura à instituição de ensino um processo de ensino e aprendizagem, orientado, e que garante a efetividade da função social da instituição de ensino que é a formação da cidadania, o desenvolvimento integral e o sucesso dos educandos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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