Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorAsfor, Leuma Maria de Lima
dc.date.accessioned2017-12-06T11:57:30Z
dc.date.available2017-12-06T11:57:30Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12140
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis monograph addresses the democratic management in schools. Based on the modern theoretical literature focuses on the subject, turning to the special action of the School Board. Initially, we present a context of Brazilian education, since the sixteenth century with the arrival of the Jesuit Fathers in 1549, until the process of organizing the participation of Brazilian education popular throughout the twentieth century and more specifically the decades from 1970 to 1990, aimed at democratization of public education in the perspective of school sector, mainly supported by standards of democratic and participatory management. From there, it is focused directly democratic management, emphasizing elements inserted in the process of democratization of the school through the construction of new spaces for teaching. Then brings considerations about the main functions and role of the School Board, seeking to contextualize it in the sphere of democratic management. To do so, are characterized roles and responsibilities of this Council. Work ends with the conclusion that democratic management is a reality that needs to actually be part of everyday life in schools, proving to be a step in the evolution of the relations of education, whereby the School Board to strengthen the effective participation of the shares in accordance with the guidelines of participatory democratic models.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool boardeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleConselho escolar como mecanismo de fortalecimento da gestão democráticapor
dc.title.alternativeSchool council as a mechanism of strengthening of democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico aborda a gestão democrática no âmbito escolar. Com base na moderna literatura especializada enfoca teoricamente o assunto, voltando-se às responsabilidades e ação do Conselho Escolar. Inicialmente, é apresentado uma contextualização da educação brasileira, desde o século XVI com a chegada dos Padres Jesuítas em 1549, até o processo de organização da educação brasileira pela participação popular ao longo do século XX e mais especificamente entre as décadas de 1970 a 1990, tendo em vista democratização da educação pública na perspectiva de escola transformadora, sobretudo, apoiada em padrões de gestão democrática e participativa. A partir daí, é enfocada diretamente a gestão democrática, procurando enfatizar elementos inseridos no processo de democratização da escola por meio da construção de novos espaços para o ensino. Em seguida, traz considerações sobre as funções e principal papel do Conselho Escolar, procurando contextualizá-lo na esfera da gestão democrática. Para tanto, são caracterizadas funções e responsabilidades deste Conselho. Encerra-se o trabalho com a conclusão de que a gestão democrática é uma realidade que precisa efetivamente fazer parte do cotidiano das escolas, demonstrando ser um passo na evolução das relações de ensino, cabendo ao Conselho Escolar o fortalecimento na efetiva participação das ações em conformidade com as diretrizes participativas dos modelos democráticos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto