Arquivos municipais: a gestão das informações arquivisticas
Abstract
Este trabalho tem como objetivo investigar a gestão das informações arquivísticas em
prefeituras do Rio Grande do Sul, tendo como pressuposto a contribuição da
institucionalização de arquivos municipais e atuação de profissionais. Trata-se de uma
pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, cujos procedimentos técnicos a caracterizam
como um estudo de caso. A referida pesquisa teve como objeto de estudo os 496 municípios
do Rio Grande do Sul, sendo selecionados apenas dois municípios: um município que dispõe
de arquivo municipal formalmente instituído e da atuação de um profissional arquivista e,
outro município que não dispõe de arquivo formalmente instituído, nem de profissional
arquivista. Os dados foram coletados através de um questionário, enviado por e-mail às
respectivas prefeituras. Partindo dos resultados desta pesquisa, foi possível conhecer os
principais aspectos quanto à gestão das informações arquivísticas nas prefeituras gaúchas,
bem como a realidade que acerca os arquivos dos municípios do Estado.
Collections
- Gestão em Arquivos - EaD [245]
The following license files are associated with this item: