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dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorBob, Isorobete Moreira
dc.date.accessioned2016-01-19T13:47:33Z
dc.date.available2016-01-19T13:47:33Z
dc.date.issued2009-12-18
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1214
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe work is developed from the motivation of the author, who entered as an educator in public schools teaching of Cruzeiro do Oeste - PR, seeks to know the reality of inclusive education through the recognition of individuals who work in education, training and their views on inclusion. To this end, we opted for a case study with qualitative and quantitative approach. First, it seeks to approach the issue of inclusion for the construction of quality education for all, which is inclusive education in the current context marked significantly by the exclusion. In this sense, the social function of schools, inclusion, exclusion and prejudice that can occur in their environment are discussed in an attempt to elucidate the theme. Next, we seek to understand the principles of an inclusive school, considering the need to rethink the practices of everyday school life in order to strengthen the educational management in the face of new paradigms which act against the law and educational experiences. Finally we present the research data held in the municipal school, when twenty educators expose the reality of inclusion and his views are discussed in order to understand the proposal of inclusive education and the advance / decline in the current policies for inclusion of people with SEN. It is considered that given the current scenario, in which teacher training still does not cover the proposed inclusion and the precariousness of ordinary schools, which do not have structural or pedagogical standards for inclusive education, there is a very great resistance by from educators to understand how the inclusion task to be undertaken by the regular school. Urge us to rethink the policies of inclusion within the Government and the whole school community in order to effect a quality education for all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.titleEducação inclusiva em uma sociedade excludente: desafios da gestão educacional em escolas públicas de Cruzeiro do Oeste – PRpor
dc.title.alternativeInclusive education in a society exclusive: challenges of management education in public schools Cruise West – PReng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO trabalho desenvolve-se a partir da motivação da autora, que inserida como educadora na rede municipal ensino de Cruzeiro do Oeste – PR, busca conhecer a realidade da educação inclusiva, através do reconhecimento dos sujeitos que atuam no ensino, sua formação e concepções sobre a inclusão. Para tanto, optou-se por um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa. Inicialmente, busca-se uma aproximação da temática da inclusão para a construção da educação de qualidade para todos, na qual se situa a educação inclusiva em um contexto atual marcado significativamente pela exclusão. Neste sentido, a função social da escola, a inclusão, a exclusão e o preconceito que podem acontecer em seu meio são debatidos na tentativa de elucidar a temática investigativa. Em seguida, procura-se perceber os princípios de uma escola inclusiva, considerando a necessidade de repensar as práticas do cotidiano escolar de modo a fortalecer a gestão educacional frente aos novos paradigmas que se configuram frente à legislação e às experiências educativas. Finalmente apresentam-se os dados da pesquisa realizada na rede municipal de ensino, quando, vinte educadores expõem a realidade da inclusão e suas concepções são discutidas no intuito de compreender a proposta da educação inclusiva e o avanço/retrocesso das atuais políticas para inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais. Considera-se que, diante do quadro atual, na qual a formação dos professores ainda não abarca a proposta de inclusão bem como da precariedade das escolas regulares, que não possuem condições estruturais ou pedagógicas mínimas para uma educação inclusiva, há uma resistência muito grande por parte dos educadores em compreender a inclusão como tarefa a ser desenvolvida pela escola regular. Urge que repensemos as políticas de inclusão, no âmbito do Poder Público e de toda a comunidade escolar de modo a efetivar uma educação de qualidade para todos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [933]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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