Browsing TCC Artes Cênicas - Bacharelado by Issue Date
Now showing items 1-20 of 31
-
O processo criativo do Ela e o encenador dramaturgista
(2017-12-06)Este trabalho apresenta um estudo sobre o processo criativo do ELA e o encenador dramaturgista. Está vinculado ao Curso de Artes Cênicas – Habilitação Direção Teatral e objetiva integrar o TCC para obtenção da graduação. ... -
Entre giros, gingas e escritas me enegreço: encruzilhadas do meu corpo negro feminino no teatro
(2017-12-07)Entre a imagem da encruzilhada na qual a ginga, os giros e a escrita se encontram para formar corpo, para fazer voz para se cruzarem a outros encontros, em um não espaço, é que começo minha pesquisa para o trabalho de ... -
O contato e o teatro como acontecimento de convívio: uma investigação sobre o processo criativo da atriz
(2017-12-12)Este texto é resultado de um processo de pesquisa teórica e prática desenvolvida no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito para a graduação em Interpretação Teatral. A pesquisa foi ... -
Fuerzas ocultas del más alto astral: o processo de criação das personagens Jezebel e Rafael
(2019)Relatório apresentado ao Curso de Artes Cênicas - Bacharelado com Habilitação em interpretação Teatral do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa maria (UFSM), como requisito parcial para a obtenção do ... -
As qualidades do movimento na criação de uma personagem cômico-grotesca
(2019)Este relatório reflexivo traz os apontamentos da minha trajetória e entendimentos da pesquisa teórica e prática na criação da personagem Úrsula. O processo criativo se desenvolveu durante o primeiro e segundo semestres do ... -
Mulher. só?: um olhar cênico sobre o feminismo através do machismo
(2019)Relatório reflexivo do processo de criação da obra cênica Mulher. Só?, vinculado às disciplinas de Encenação VIII e Laboratório de Orientação IV do curso Artes Cênicas Bacharelado, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Mímesis corpórea: o que fica e o que some no pergaminho da criação
(2021)O presente relatório é resultado das práticas e dos estudos desenvolvidos pelo estudante Marcos Lima Beber, graduando do curso de Artes Cênicas Bacharelado - Habilitação Interpretação Teatral da Universidade Federal de ... -
A criação da personagem através do método das ações físicas de Konstantin Stanislávski
(2021)A presente monografia é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante Rafael Amarante do curso de Artes Cênicas – Interpretação Teatral da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa tem como objetivo ... -
A construção da personagem Hillary: o trabalho com as ações psicofísicas no tecnovívio
(2021)Este relatório de pesquisa está associado às disciplinas de Técnicas de Representação VII e VIII, Laboratório de Orientação III e IV, Teatro na Tela e Montagem de Espetáculo III do curso de Artes Cênicas Bacharelado - ... -
A cena no tecnovívio: as ações físicas e o método de viewpoints na construção da personagem Hillary
(2021)O seguinte relatório apresenta uma pesquisa de caráter teórico-prático, sobre a investigação da criação da ação no tecnovívio, em vista da construção da personagem Hillary, do texto de Nicky Silver, Criados em cativeiros. ... -
A fala cênica e viewpoints: a criação de cenas no espetáculo Cativeiros na Nuvem
(2021)Relatório de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação Teatral, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em ... -
Dualidade de beócia o espaço “não-teatral” como dispositivo no desenvolvimento de uma personagem
(2023)O presente relatório de conclusão de Curso tem, como objeto de estudo, o uso de espaços "não-teatrais” na construção de subpartituras, para desenvolver a personagem Beócia, no espetáculo Lisístrata/87. Para isso, o estudo ... -
Imagem como estado e imagem como visualidade na composição do trabalho criativo da atriz
(2023)Esta pesquisa é um relatório reflexivo desenvolvido em síncrono com o espetáculo teatral Lisístrata/87, baseado na peça de Aristófanes (441 a.C) Lisístrata. Inicialmente focado na construção e desconstrução de imagens, ... -
Diários de uma atriz: a imaginação, a atenção e os viewpoints para a construção de dois personagens do universo "Os Mamutes" de Jô Bilac
(2023)Meu relatório reflexivo vai ao encontro do processo de criação de espetáculo de formatura, trabalho obrigatório para a formação no curso de Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpretação Teatral da Universidade ... -
Mamutes-Tec: o trabalho da atriz no trinômio arte-corpo-tecnologia em processo criativo de espetáculo teatral
(2023)Este relatório reflexivo é a parte escrita de Trabalho de Conclusão de Curso, ao tratar de um estudo teórico-prático referente ao cruzamento entre Arte, Corpo e Tecnologia, inserido no processo criativo de montagem teatral ... -
A desconstrução das expressões de gênero no processo de criação da personagem Lola Blair de MAMUTESM
(2023)Este relatório de caráter reflexivo é a parte escrita do processo criativo do Trabalho de Conclusão de Curso, ao tratar do estudo da desconstrução de gênero na criação da personagem Lola Blair do espetáculo MAMUTESM, ... -
O desenvolvimento do subtexto da atriz através das ações
(2023)Desenvolvi esta pesquisa vinculada ao meu trabalho de conclusão de curso e meu trabalho de atriz, para elaboração deste relatório reflexivo, durante o período acadêmico. O estudo foi realizado através de procedimentos ... -
O tempo cômico como potencializador na criação de distintos personagens
(2023)O texto que segue é um relatório reflexivo, desenvolvido em conjunto com o espetáculo teatral contracenado de formatura Lisístrata/87, baseado na peça de Aristófanes (411 a.C) Lisístrata. Inicialmente focado em como o ... -
A construção de atmosferas em MAMUTESM
(2023)A pesquisa em questão diz respeito às disciplinas “Montagem de espetáculo III e IV”, “Laboratório de Orientação III e IV” e “Técnicas de representação VII e VIII”, refere-se ao trabalho de conclusão de curso de Artes Cênicas ... -
A musicalidade no corpo: a criação da atriz a partir da Eurítmica e Viewpoints
(2023)A presente pesquisa teórica e prática visou a criação de cena a partir de elementos da Eurítmica de Émile-Jacques Dalcroze, e dos Viewpoints das autoras Anne Bogart e Tina Landau. Se consiste na investigação da utilização ...