Navegação TCC Artes Cênicas - Bacharelado por título
Itens para a visualização no momento 3-22 of 31
-
A cena no tecnovívio: as ações físicas e o método de viewpoints na construção da personagem Hillary
(2021)O seguinte relatório apresenta uma pesquisa de caráter teórico-prático, sobre a investigação da criação da ação no tecnovívio, em vista da construção da personagem Hillary, do texto de Nicky Silver, Criados em cativeiros. ... -
A construção da personagem Hillary: o trabalho com as ações psicofísicas no tecnovívio
(2021)Este relatório de pesquisa está associado às disciplinas de Técnicas de Representação VII e VIII, Laboratório de Orientação III e IV, Teatro na Tela e Montagem de Espetáculo III do curso de Artes Cênicas Bacharelado - ... -
A construção de atmosferas em MamuteSM
(2023)A pesquisa em questão diz respeito às disciplinas “Montagem de espetáculo III e IV”, “Laboratório de Orientação III e IV” e “Técnicas de representação VII e VIII”, refere-se ao trabalho de conclusão de curso de Artes Cênicas ... -
O contato e o teatro como acontecimento de convívio: uma investigação sobre o processo criativo da atriz
(2017-12-12)Este texto é resultado de um processo de pesquisa teórica e prática desenvolvida no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito para a graduação em Interpretação Teatral. A pesquisa foi ... -
A criação da personagem através do método das ações físicas de Konstantin Stanislávski
(2021)A presente monografia é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante Rafael Amarante do curso de Artes Cênicas – Interpretação Teatral da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa tem como objetivo ... -
A desconstrução das expressões de gênero no processo de criação da personagem Lola Blair de MamuteSM
(2023)Este relatório de caráter reflexivo é a parte escrita do processo criativo do Trabalho de Conclusão de Curso, ao tratar do estudo da desconstrução de gênero na criação da personagem Lola Blair do espetáculo MAMUTESM, ... -
O desenvolvimento do subtexto da atriz através das ações
(2023)Desenvolvi esta pesquisa vinculada ao meu trabalho de conclusão de curso e meu trabalho de atriz, para elaboração deste relatório reflexivo, durante o período acadêmico. O estudo foi realizado através de procedimentos ... -
Diários de uma atriz: a imaginação, a atenção e os viewpoints para a construção de dois personagens do universo "Os Mamutes" de Jô Bilac
(2023)Meu relatório reflexivo vai ao encontro do processo de criação de espetáculo de formatura, trabalho obrigatório para a formação no curso de Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpretação Teatral da Universidade ... -
Do tabuleiro ao tablado: o jogo como metodologia em um espetáculo teatral
(2023)Este relatório reflexivo tem, por objetivo principal, expor as reverberações prático-teóricas do projeto de pesquisa intitulado “Disponibilização, Criação e Atualização: o jogo como metodologia plural para o desenvolvimento ... -
Dualidade de beócia o espaço “não-teatral” como dispositivo no desenvolvimento de uma personagem
(2023)O presente relatório de conclusão de Curso tem, como objeto de estudo, o uso de espaços "não-teatrais” na construção de subpartituras, para desenvolver a personagem Beócia, no espetáculo Lisístrata/87. Para isso, o estudo ... -
Encontrando brechas: a apreciação teatral como possibilidade para a experiência estética
(2023)Este trabalho compartilha os processos criativos e teóricos desenvolvidos nos semestres 7 e 8 do curso de Artes Cênicas – Bacharelado em Direção Teatral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob a orientação da ... -
Entre giros, gingas e escritas me enegreço: encruzilhadas do meu corpo negro feminino no teatro
(2017-12-07)Entre a imagem da encruzilhada na qual a ginga, os giros e a escrita se encontram para formar corpo, para fazer voz para se cruzarem a outros encontros, em um não espaço, é que começo minha pesquisa para o trabalho de ... -
A fala cênica e viewpoints: a criação de cenas no espetáculo Cativeiros na Nuvem
(2021)Relatório de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação Teatral, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em ... -
O figurino como potência criativa na montagem de ‘’Os Mamutes’’ de Jô Bilac
(2023)O presente relatório faz parte das disciplinas de conclusão do curso de Artes Cênicas Bacharelado - Habilitação em Interpretação Teatral. Tem como tema o figurino enquanto uma mídia criativa na montagem do espetáculo ... -
O fluxo de esforços: do movimento à cena teatral
(2023)O projeto de conclusão de curso intitulado “O FLUXO DE ESFORÇOS: DO MOVIMENTO À CENA TEATRAL” teve como objetivo investigar o fluxo de intenções, vontades, forças e desejos que se manifestam nos movimentos do corpo como ... -
Fuerzas ocultas del más alto astral: o processo de criação das personagens Jezebel e Rafael
(2019)Não possui resumo. -
Imagem como estado e imagem como visualidade na composição do trabalho criativo da atriz
(2023)Esta pesquisa é um relatório reflexivo desenvolvido em síncrono com o espetáculo teatral Lisístrata/87, baseado na peça de Aristófanes (441 a.C) Lisístrata. Inicialmente focado na construção e desconstrução de imagens, ... -
Os impulsos por trás da criação: as qualidades de movimento como potência criativa no trabalho da atriz
(2023)Este trabalho aborda uma proposta de desenvolvimento para a atriz/ator, através da investigação das qualidades de movimento, como agentes potencializadores da construção de subpartituras e partituras, bem como a utilização ... -
A investigação das ações para a construção do personagem Leon Carmelo da peça os Mamutes de Jô Bilac
(2023)A presente pesquisa foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso de Bacharel em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria - habilitação em Interpretação Teatral. Tem como foco apresentar o processo de ... -
Mamutes-Tec: o trabalho da atriz no trinômio arte-corpo-tecnologia em processo criativo de espetáculo teatral
(2023)Este relatório reflexivo é a parte escrita de Trabalho de Conclusão de Curso, ao tratar de um estudo teórico-prático referente ao cruzamento entre Arte, Corpo e Tecnologia, inserido no processo criativo de montagem teatral ...