Navegação TCC Artes Cênicas - Bacharelado por título
Itens para a visualização no momento 8-27 of 31
-
A desconstrução das expressões de gênero no processo de criação da personagem Lola Blair de MamuteSM
(2023)Este relatório de caráter reflexivo é a parte escrita do processo criativo do Trabalho de Conclusão de Curso, ao tratar do estudo da desconstrução de gênero na criação da personagem Lola Blair do espetáculo MAMUTESM, ... -
O desenvolvimento do subtexto da atriz através das ações
(2023)Desenvolvi esta pesquisa vinculada ao meu trabalho de conclusão de curso e meu trabalho de atriz, para elaboração deste relatório reflexivo, durante o período acadêmico. O estudo foi realizado através de procedimentos ... -
Diários de uma atriz: a imaginação, a atenção e os viewpoints para a construção de dois personagens do universo "Os Mamutes" de Jô Bilac
(2023)Meu relatório reflexivo vai ao encontro do processo de criação de espetáculo de formatura, trabalho obrigatório para a formação no curso de Bacharelado em Artes Cênicas - Habilitação Interpretação Teatral da Universidade ... -
Do tabuleiro ao tablado: o jogo como metodologia em um espetáculo teatral
(2023)Este relatório reflexivo tem, por objetivo principal, expor as reverberações prático-teóricas do projeto de pesquisa intitulado “Disponibilização, Criação e Atualização: o jogo como metodologia plural para o desenvolvimento ... -
Dualidade de beócia o espaço “não-teatral” como dispositivo no desenvolvimento de uma personagem
(2023)O presente relatório de conclusão de Curso tem, como objeto de estudo, o uso de espaços "não-teatrais” na construção de subpartituras, para desenvolver a personagem Beócia, no espetáculo Lisístrata/87. Para isso, o estudo ... -
Encontrando brechas: a apreciação teatral como possibilidade para a experiência estética
(2023)Este trabalho compartilha os processos criativos e teóricos desenvolvidos nos semestres 7 e 8 do curso de Artes Cênicas – Bacharelado em Direção Teatral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob a orientação da ... -
Entre giros, gingas e escritas me enegreço: encruzilhadas do meu corpo negro feminino no teatro
(2017-12-07)Entre a imagem da encruzilhada na qual a ginga, os giros e a escrita se encontram para formar corpo, para fazer voz para se cruzarem a outros encontros, em um não espaço, é que começo minha pesquisa para o trabalho de ... -
A fala cênica e viewpoints: a criação de cenas no espetáculo Cativeiros na Nuvem
(2021)Relatório de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação Teatral, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em ... -
O figurino como potência criativa na montagem de ‘’Os Mamutes’’ de Jô Bilac
(2023)O presente relatório faz parte das disciplinas de conclusão do curso de Artes Cênicas Bacharelado - Habilitação em Interpretação Teatral. Tem como tema o figurino enquanto uma mídia criativa na montagem do espetáculo ... -
O fluxo de esforços: do movimento à cena teatral
(2023)O projeto de conclusão de curso intitulado “O FLUXO DE ESFORÇOS: DO MOVIMENTO À CENA TEATRAL” teve como objetivo investigar o fluxo de intenções, vontades, forças e desejos que se manifestam nos movimentos do corpo como ... -
Fuerzas ocultas del más alto astral: o processo de criação das personagens Jezebel e Rafael
(2019)Não possui resumo. -
Imagem como estado e imagem como visualidade na composição do trabalho criativo da atriz
(2023)Esta pesquisa é um relatório reflexivo desenvolvido em síncrono com o espetáculo teatral Lisístrata/87, baseado na peça de Aristófanes (441 a.C) Lisístrata. Inicialmente focado na construção e desconstrução de imagens, ... -
Os impulsos por trás da criação: as qualidades de movimento como potência criativa no trabalho da atriz
(2023)Este trabalho aborda uma proposta de desenvolvimento para a atriz/ator, através da investigação das qualidades de movimento, como agentes potencializadores da construção de subpartituras e partituras, bem como a utilização ... -
A investigação das ações para a construção do personagem Leon Carmelo da peça os Mamutes de Jô Bilac
(2023)A presente pesquisa foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso de Bacharel em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria - habilitação em Interpretação Teatral. Tem como foco apresentar o processo de ... -
Mamutes-Tec: o trabalho da atriz no trinômio arte-corpo-tecnologia em processo criativo de espetáculo teatral
(2023)Este relatório reflexivo é a parte escrita de Trabalho de Conclusão de Curso, ao tratar de um estudo teórico-prático referente ao cruzamento entre Arte, Corpo e Tecnologia, inserido no processo criativo de montagem teatral ... -
Mímesis corpórea: o que fica e o que some no pergaminho da criação
(2021)O presente relatório é resultado das práticas e dos estudos desenvolvidos pelo estudante Marcos Lima Beber, graduando do curso de Artes Cênicas Bacharelado - Habilitação Interpretação Teatral da Universidade Federal de ... -
Movimento autoral e seus desdobramentos: atuação e dramaturgias
(2023)O projeto de trabalho de conclusão de curso intitulado “Movimento autoral e seus desdobramentos: atuação e dramaturgias” tem como seu objetivo explorar o movimento autoral para a concepção de atuação e composição de ... -
O movimento no corpo pela atenção: os desdobramentos no processo criativo da atriz
(2023)A presente pesquisa e relatório de experiência tratam-se do Trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Artes Cênicas – Interpretação Teatral na UFSM, que teve início em março de 2023 e finaliza em dezembro de 2023 ... -
A musicalidade no corpo: a criação da atriz a partir da Eurítmica e Viewpoints
(2023)A presente pesquisa teórica e prática visou a criação de cena a partir de elementos da Eurítmica de Émile-Jacques Dalcroze, e dos Viewpoints das autoras Anne Bogart e Tina Landau. Se consiste na investigação da utilização ...