xmlui.ArtifactBrowser.ConfigurableBrowse.title.metadata.unidade
Now showing items 1-20 of 31
-
O tempo cômico como potencializador na criação de distintos personagens
(2023)O texto que segue é um relatório reflexivo, desenvolvido em conjunto com o espetáculo teatral contracenado de formatura Lisístrata/87, baseado na peça de Aristófanes (411 a.C) Lisístrata. Inicialmente focado em como o ... -
A criação da personagem através do método das ações físicas de Konstantin Stanislávski
(2021)A presente monografia é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante Rafael Amarante do curso de Artes Cênicas – Interpretação Teatral da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa tem como objetivo ... -
Do tabuleiro ao tablado: o jogo como metodologia em um espetáculo teatral
(2023)Este relatório reflexivo tem, por objetivo principal, expor as reverberações prático-teóricas do projeto de pesquisa intitulado “Disponibilização, Criação e Atualização: o jogo como metodologia plural para o desenvolvimento ... -
A construção da personagem Hillary: o trabalho com as ações psicofísicas no tecnovívio
(2021)Este relatório de pesquisa está associado às disciplinas de Técnicas de Representação VII e VIII, Laboratório de Orientação III e IV, Teatro na Tela e Montagem de Espetáculo III do curso de Artes Cênicas Bacharelado - ... -
A cena no tecnovívio: as ações físicas e o método de viewpoints na construção da personagem Hillary
(2021)O seguinte relatório apresenta uma pesquisa de caráter teórico-prático, sobre a investigação da criação da ação no tecnovívio, em vista da construção da personagem Hillary, do texto de Nicky Silver, Criados em cativeiros. ... -
O contato e o teatro como acontecimento de convívio: uma investigação sobre o processo criativo da atriz
(2017-12-12)Este texto é resultado de um processo de pesquisa teórica e prática desenvolvida no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito para a graduação em Interpretação Teatral. A pesquisa foi ... -
Encontrando brechas: a apreciação teatral como possibilidade para a experiência estética
(2023)Este trabalho compartilha os processos criativos e teóricos desenvolvidos nos semestres 7 e 8 do curso de Artes Cênicas – Bacharelado em Direção Teatral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sob a orientação da ... -
Mímesis corpórea: o que fica e o que some no pergaminho da criação
(2021)O presente relatório é resultado das práticas e dos estudos desenvolvidos pelo estudante Marcos Lima Beber, graduando do curso de Artes Cênicas Bacharelado - Habilitação Interpretação Teatral da Universidade Federal de ... -
A fala cênica e viewpoints: a criação de cenas no espetáculo Cativeiros na Nuvem
(2021)Relatório de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação Teatral, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em ... -
Imagem como estado e imagem como visualidade na composição do trabalho criativo da atriz
(2023)Esta pesquisa é um relatório reflexivo desenvolvido em síncrono com o espetáculo teatral Lisístrata/87, baseado na peça de Aristófanes (441 a.C) Lisístrata. Inicialmente focado na construção e desconstrução de imagens, ... -
O desenvolvimento do subtexto da atriz através das ações
(2023)Desenvolvi esta pesquisa vinculada ao meu trabalho de conclusão de curso e meu trabalho de atriz, para elaboração deste relatório reflexivo, durante o período acadêmico. O estudo foi realizado através de procedimentos ... -
As qualidades do movimento na criação de uma personagem cômico-grotesca
(2019)Este relatório reflexivo traz os apontamentos da minha trajetória e entendimentos da pesquisa teórica e prática na criação da personagem Úrsula. O processo criativo se desenvolveu durante o primeiro e segundo semestres do ... -
Movimento autoral e seus desdobramentos: atuação e dramaturgias
(2023)O projeto de trabalho de conclusão de curso intitulado “Movimento autoral e seus desdobramentos: atuação e dramaturgias” tem como seu objetivo explorar o movimento autoral para a concepção de atuação e composição de ... -
Mamutes-Tec: o trabalho da atriz no trinômio arte-corpo-tecnologia em processo criativo de espetáculo teatral
(2023)Este relatório reflexivo é a parte escrita de Trabalho de Conclusão de Curso, ao tratar de um estudo teórico-prático referente ao cruzamento entre Arte, Corpo e Tecnologia, inserido no processo criativo de montagem teatral ... -
Dualidade de beócia o espaço “não-teatral” como dispositivo no desenvolvimento de uma personagem
(2023)O presente relatório de conclusão de Curso tem, como objeto de estudo, o uso de espaços "não-teatrais” na construção de subpartituras, para desenvolver a personagem Beócia, no espetáculo Lisístrata/87. Para isso, o estudo ... -
A investigação das ações para a construção do personagem Leon Carmelo da peça os Mamutes de Jô Bilac
(2023)A presente pesquisa foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso de Bacharel em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria - habilitação em Interpretação Teatral. Tem como foco apresentar o processo de ... -
O fluxo de esforços: do movimento à cena teatral
(2023)O projeto de conclusão de curso intitulado “O FLUXO DE ESFORÇOS: DO MOVIMENTO À CENA TEATRAL” teve como objetivo investigar o fluxo de intenções, vontades, forças e desejos que se manifestam nos movimentos do corpo como ... -
A construção de atmosferas em MamuteSM
(2023)A pesquisa em questão diz respeito às disciplinas “Montagem de espetáculo III e IV”, “Laboratório de Orientação III e IV” e “Técnicas de representação VII e VIII”, refere-se ao trabalho de conclusão de curso de Artes Cênicas ... -
O bufão e o grotesco no processo de criação de espetáculo solo
(2023)A presente proposta está vinculada ao trabalho de conclusão de curso, ligado às disciplinas Ateliê de Montagem em Atuação Teatral I e II, e Laboratório de Metodologias de Criação em Atuação Teatral I e II. O trabalho ... -
Entre giros, gingas e escritas me enegreço: encruzilhadas do meu corpo negro feminino no teatro
(2017-12-07)Entre a imagem da encruzilhada na qual a ginga, os giros e a escrita se encontram para formar corpo, para fazer voz para se cruzarem a outros encontros, em um não espaço, é que começo minha pesquisa para o trabalho de ...