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dc.contributor.advisorAukar, Paulo de Tarso
dc.creatorBraga, Etiane Fagundes
dc.date.accessioned2016-01-19T14:19:49Z
dc.date.available2016-01-19T14:19:49Z
dc.date.issued2009-01-23
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1216
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractSe convoca la escuela pública para dar cuenta de sus hechos y del papel que ejerce en la sociedad. No obstante, hay contradicciones entre discursos y acciones en una misma escuela. Esas contradicciones pueden ser visualizadas en el proyecto político pedagógico de la escuela en relación a la práctica de los docentes, como también el propio discurso de los profesores respecto al trabajo que desarrollan en el salón de clase. Esas contradicciones establecidas en el ámbito escolar son las que llamo descompás pedagógico. El objetivo de ese trabajo es investigar el descompás pedagógico de las escuelas de la red pública del estado, con el fin de identificar los factores que lo influencian y cómo trascenderlo. Para esto, es necesario trabajar con los profesores desde su “yo-personal” hasta su “yo-profesional”, pues ese factor de individualidad debe ser trabajado para que el quehacer pedagógico sea desarrollado de modo coherente. Así, el estudio se constituye en una investigación cualitativa, del tipo estudio de caso, con dos escuelas de la red pública del estado (una central y otra periférica). Las técnicas de investigación son observación directa, análisis documental y entrevistas semiestructuradas. Según los datos considerados, se concluye que el descompás pedagógico está vinculado e influenciado por las desigualdades sociales que se remiten a la sociedad capitalista y a las relaciones de poder establecidas entre dominantes y dominados. En resumen, el trabajo propuesto va en contra a las relaciones de poder establecidas en las escuelas y en la propia sociedad. Es necesario, por tanto, buscar la concientización y compromiso del profesor para con la sociedad, en el sentido de percibir que todo lo que es desarrollado en la escuela no es un acto neutral.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDescompasso pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectComprometimento socialpor
dc.titleDescompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-lopor
dc.title.alternativeDescompás pedagógico: ¿cuáles son los factores que lo influencian y cómo trascenderlos?es
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA escola pública é chamada a prestar contas quanto ao papel que exerce na sociedade. No entanto, há contradições entre discursos e fazeres numa mesma escola. Essas contradições podem ser visualizadas no projeto político pedagógico da escola em relação à prática dos professores, como também no próprio discurso dos professores em relação ao trabalho que desenvolvem em sala de aula. Estas contradições instauradas no âmbito escolar chamo de descompasso pedagógico. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é investigar o descompasso pedagógico de escolas da rede pública estadual, a fim de identificar os fatores que o influenciam e, como transcendê-lo. Para tanto, é necessário trabalhar com os professores, desde o “eu-pessoal” até o “eu-profissional”, pois esse fator de individualidade precisa ser trabalhado, para que o fazer-pedagógico seja desenvolvido de maneira coerente. Assim, o estudo constitui-se numa pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com duas escolas da rede pública estadual (uma central e outra periférica). As técnicas de pesquisa são observação direta, análise documental e entrevista semi-estruturada. Conforme dados levantados, concluiu-se que o descompasso pedagógico está atrelado e é influenciado pelas desigualdades sociais que se dão na sociedade capitalista e as relações de poder entre dominantes e dominados aí instituídas. Em suma, o trabalho proposto, aqui, vai de encontro às relações de poder estabelecidas nas escolas e na própria sociedade. Prioriza, portanto, buscar uma conscientização e um comprometimento do professor para com a sociedade no sentido de perceber que tudo o que é desenvolvido na escola, não é um ato neutro.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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