dc.contributor.advisor | Baptaglin, Leila Adriana | |
dc.creator | Balbinotte, Claudete Josselaine Foletto | |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T10:37:24Z | |
dc.date.available | 2016-01-20T10:37:24Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1217 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This research analyzed how the affective Influences on the development of
teaching / learning looking for so few alternatives to remedy these learning
difficulties. Through a qualitative approach, I used as an instrument of data
collections questionnaires answered by ten (10) administrators teachers and forty (
40 ) students. The arguments presented by these were analyzed by Analysis of
Contents which we might list two categories: the role of emotion in the classroom
and teacher relationship manager / student; affection career choice. These two
categories were worked from the findings made by teachers managers. In the
findings made by students, I was able to establish some characteristics of teacher
manager. The analysis of the information was made respecting the correctness of
answers, with this revealing itself several meanings, by showing them that the
relations of affection, love and dedication make a difference in learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Relação professor gestor/aluno | por |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | A afetividade no processo de ensino/aprendizagem escolar: a importância de uma gestão participativa | por |
dc.title.alternative | The affectivity in the process of teaching / learning: the Importance of a participatory management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou verificar como a afetividade influência no
desenvolvimento do ensino/aprendizagem escolar, procurando assim, algumas
alternativas para “sanar” as dificuldades de aprendizagem. Através de uma
abordagem qualitativa, utilizei como instrumento de coletas de dados questionários,
respondidos por dez (10) professoras gestoras e quarenta (40) educandos. As
considerações apresentadas por estes foram analisadas através da Análise de
Conteúdo as quais pode-se elencar duas categorias: 1- O papel da afetividade na
sala de aula e na relação professor gestor/educando; 2-A afetividade na escolha
profissional. Estas duas categorias foram trabalhadas a partir das constatações
feitas pelos educandos e pelas professoras gestoras. Nas constatações feitas pelos
educandos, pode-se estabelecer algumas características do professor gestor. A
análise das informações foi realizada, respeitando a veracidade das respostas,
revelando com isso, vários significados, mostrando através delas que as relações de
afeto, amor e dedicação fazem a diferença na aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |