O ensino fundamental de nove anos e as suas implicações na gestão escolar
Abstract
Considerando a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, o presente estudo objetiva investigar as transformações vivenciadas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha – Constantina/RS, a partir deste processo, especialmente quanto às adequações necessárias em termos de gestão escolar, proposta pedagógica, processo ensinoaprendizagem, com ênfase na alfabetização, espaços físicos, materiais didáticos e formação continuada de professores. Optou-se por utilizar, neste trabalho, a pesquisa documental e bibliográfica (Marconi e Lakatos, 1991), para a construção de um referencial teórico, a partir de autores como Áries (1981), Arroyo (2005), Ferreiro & Teberoski (1999), Freire (1985), Grossi (1992), Kramer (1997; 2003; 2007), além de consulta à legislação concernente ao tema, desde a LDB nº 4.024/61 até a atual LDB nº 9.394/96, assim como investigações acerca
do Projeto Político-Pedagógico da instituição pesquisada. Utilizou-se, de mesmo modo, a abordagem de pesquisa qualitativa/exploratória (Minayo 2007), através de questionários semiestruturados, os quais foram respondidos por dois gestores e seis professores, buscando coletar suas impressões acerca deste processo. A partir da análise quanto às considerações dos sujeitos pesquisados, observaram-se lacunas quanto ao conhecimento a respeito desta política educacional e sua complexidade diante da realidade educacional em questão. Ressalta-se, portanto, a necessidade de que as discussões sejam retomadas e que os estudos acerca destas questões tenham continuidade, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem e
primando por uma educação verdadeiramente de qualidade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]