Gestão universitária: departamentos didáticos e contextos emergentes na educação superior pública
Resumo
Nas últimas décadas os contextos emergentes na Educação Superior vêm impulsionado novas exigências e desafios ao contexto universitário. Este trabalho configurou-se em uma pesquisa que teve como objetivo compreender a gestão na Educação Superior de Departamentos Didáticos de uma universidade pública, considerando as exigências e desafios dos contextos emergentes. O contexto da pesquisa é uma IES pública federal e como sujeitos selecionamos os chefes de quatro Departamentos dessa universidade. Optamos por uma pesquisa qualitativa narrativa de cunho sociocultural, pois buscamos compreender os processos em transformação, englobando os significados e sentidos que permeiam e constituem esse contexto universitário. A partir da análise das narrativas consolidou-se a categoria Aprendizagem da e na Gestão constituída pelas dimensões categorias Trajetória Profissional e Gestão Universitária. Ao analisarmos a gestão de Departamentos a partir da narrativa de docentes que atuam como gestores nesse local identificamos que essa gestão é alicerçada pelos saberes que esses profissionais mobilizam e/ou precisam produzir para atender as demandas que emergem do contexto. Assim, evidenciamos indicadores que possibilitam definir os saberes docentes da gestão universitária. Saberes da gestão são os saberes que o professor gestor constrói pautado nos saberes docentes inerentes à profissão e ao trabalho docente. A identificação destes saberes traz a possibilidade de qualificar e potencializar as ações formativas que visem preparar os docentes que venham a atuar como gestores, de tal modo a enfatizar aspectos que precisam ser considerados no que tange ao trabalho docente no Ensino Superior e que implicam no desenvolvimento profissional docente.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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