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dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorDewes, Andiara
dc.date.accessioned2018-01-12T13:05:15Z
dc.date.available2018-01-12T13:05:15Z
dc.date.issued2017-09-06
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12235
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2017.por
dc.description.abstractIn the last decades the emerging contexts in Higher Education have driven new demands and challenges to the university context. This work was set up in a research that aimed to understand the management in Higher Education of Didactic Departments of a public university, considering the demands and challenges of emerging contexts. The context of the research is a federal public HEI and as subjects we selected the heads of four departments of that university. We chose a qualitative narrative research of a sociocultural nature, since we seek to understand the processes in transformation, encompassing the meanings and meanings that permeate and constitute this university context. From the analysis of the narratives, the category of Learning and Management was consolidated, consisting of the categories Professional Trajectory and University Management. When analyzing the management of Departments from the narrative of teachers who act as managers in this place we identify that this management is based on the knowledge that these professionals mobilize and / or need to produce to meet the demands that emerge from the context. Thus, we show indicators that allow us to define the teaching knowledge of university management. Knowledge of management is the knowledge that the teacher manager builds on the teaching knowledge inherent to the profession and the teaching work. The identification of these knowledges brings the possibility of qualifying and potentialize the formative actions that aim to prepare the teachers that will act as managers, in such a way to emphasize aspects that need to be considered in what concerns the teaching work in Higher Education and that imply in the development professional teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão universitáriapor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectDepartamentos didáticospor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectContextos emergentespor
dc.subjectUniversity managementeng
dc.subjectCollege educationeng
dc.subjectDidactic departmentseng
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectEmerging contextseng
dc.titleGestão universitária: departamentos didáticos e contextos emergentes na educação superior públicapor
dc.title.alternativeUniversity management: educational departments and emerging contexts in public higher educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoNas últimas décadas os contextos emergentes na Educação Superior vêm impulsionado novas exigências e desafios ao contexto universitário. Este trabalho configurou-se em uma pesquisa que teve como objetivo compreender a gestão na Educação Superior de Departamentos Didáticos de uma universidade pública, considerando as exigências e desafios dos contextos emergentes. O contexto da pesquisa é uma IES pública federal e como sujeitos selecionamos os chefes de quatro Departamentos dessa universidade. Optamos por uma pesquisa qualitativa narrativa de cunho sociocultural, pois buscamos compreender os processos em transformação, englobando os significados e sentidos que permeiam e constituem esse contexto universitário. A partir da análise das narrativas consolidou-se a categoria Aprendizagem da e na Gestão constituída pelas dimensões categorias Trajetória Profissional e Gestão Universitária. Ao analisarmos a gestão de Departamentos a partir da narrativa de docentes que atuam como gestores nesse local identificamos que essa gestão é alicerçada pelos saberes que esses profissionais mobilizam e/ou precisam produzir para atender as demandas que emergem do contexto. Assim, evidenciamos indicadores que possibilitam definir os saberes docentes da gestão universitária. Saberes da gestão são os saberes que o professor gestor constrói pautado nos saberes docentes inerentes à profissão e ao trabalho docente. A identificação destes saberes traz a possibilidade de qualificar e potencializar as ações formativas que visem preparar os docentes que venham a atuar como gestores, de tal modo a enfatizar aspectos que precisam ser considerados no que tange ao trabalho docente no Ensino Superior e que implicam no desenvolvimento profissional docente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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