dc.contributor.advisor | Cordenonsi, Andre Zanki | |
dc.creator | Conrado, Tais Queler de Moraes | |
dc.date.accessioned | 2018-01-15T10:57:38Z | |
dc.date.available | 2018-01-15T10:57:38Z | |
dc.date.issued | 2017-10-27 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12238 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | In this article, we present a reflection on one of the subjects that is in evidence in the current society, the
importance of the use of the media and technologies in educational spaces. In order to achieve this, we
developed the discussion based on fundamental topics: teacher training, challenge of the use of
technologies (TICs) and media in the classroom, current school setting and profile of students in the
current school. Although there are numerous obstacles, the discussions point out that educators do not
leave aside the current scenario of education in the digital era of the moment. It is hoped to find in the
media and technologies, a playful contribution to develop the contents of school curricula, in an attractive
and pleasant way for those who learn. Valuing the knowledge and experiences that the student has, since
today they are much more informed and technologically prepared due to both the resources you have and
the speed that information reaches people. Therefore, the study shows that it is fundamental and necessary
to use the technologies and media in the classroom. It can also demonstrate the lack of preparation by
educators to deal with the digital age and all the information it brings. It underscores the importance of
continuing education anchored in these new allies of education. It demonstrates in this way that the
classroom can be even more attractive if the educator gets hold of the experiences that the students bring
from home and that the educator must innovate, be creative, value the playfulness and reflecting that not
everything that technology and the media must be presented to learners. But let us, as educators, filter
everything that can contribute to the teaching and learning process of people.. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Media | eng |
dc.subject | Technologies | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | A relevância do uso das mídias e tecnologias em espaços educativos | por |
dc.title.alternative | The relevance of the use of media and technologies in educational spaces | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre um dos assuntos que está em evidência na sociedade atual,
a importância do uso das mídias e tecnologias em espaços educativos. Para isso buscou-se desenvolver a
discussão com base em tópicos fundamentais: formação de professores, desafio do uso das tecnologias
(TICs) e mídias em sala de aula, cenário da escola atual e perfil dos alunos da escola atual. Embora a
existência de inúmeros entraves, as discussões apontam que os educadores não deixem de lado o cenário
atual de educação na era digital do momento. Espera-se encontrar nas mídias e tecnologias, um aporte
lúdico para desenvolver os conteúdos dos currículos escolares, de forma atrativa e prazerosa pra quem
aprende. Valorizando o conhecimento e as vivências que o aluno possuí, visto que hoje estes estão bem
mais informados e preparados tecnologicamente devido tanto aos recursos que se tem como a velocidade
que a informação chega até as pessoas. Sendo assim, o estudo mostra que, é fundamental e necessário o
uso das Tecnologias e das mídias em sala de aula. Ele pode também demonstra a falta de preparo por
parte dos educadores para lidar com a era digital e toda a informação que ela traz. Ressalta a importância
da formação continuada ancorada nesses novos aliados da educação. Demonstra, desta maneira que, a
aula pode ser ainda mais atrativa se o educador se apoderar das vivências que os educandos trazem de
casa e que o educador deve inovar, ser criativo, valorizando a ludicidade e refletindo que nem tudo que a
tecnologia e a mídia oferecem deve ser apresentado para os educandos. Mas que, enquanto educadores,
filtremos tudo o que pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem das pessoas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |