dc.contributor.advisor | Maran, Vinícius | |
dc.creator | Oliveira, Franciele Martins de | |
dc.date.accessioned | 2018-01-15T11:48:05Z | |
dc.date.available | 2018-01-15T11:48:05Z | |
dc.date.issued | 2017-10-28 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12241 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This work present a reflexive analysis on the use of the media in mathematics teaching and also to propose a
study on the use of educational games and computer software in the teaching-learning process of mathematics, as
well as trying to bring some benefits that they generate in teaching practice, since it is necessary to improve
classroom teaching and stimulate Mathematics Education, break old paradigms, seek innovative ways of teaching,
provide better conditions for students to develop their mathematical knowledge, and increase their skills and
competences. The article was made up from a qualitative research, where a questionnaire was applied to the
Mathematics teachers of the Municipal Teaching Network in Panambi City/RS. By studying the data produced, it
was possible to notice that teachers use in their teaching practice, more frequently, the printed material; also,
Computer Science stands out among others, and computer games are the most targeted methodological tools by
educators. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | Ensino da matemática | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Ferramentas | por |
dc.subject | Media | eng |
dc.subject | Teaching of mathematics | eng |
dc.subject | Computing | eng |
dc.subject | Games | eng |
dc.subject | Tools | eng |
dc.title | Análise do uso de mídias no ensino da matemática no município de Panambi | por |
dc.title.alternative | Analysis of the use of media in mathematics teaching in the municipality of Panambi | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma análise reflexiva sobre o uso das mídias no ensino da matemática e também propõe um
estudo sobre a utilização de jogos educativos e softwares computacionais no processo de ensino-aprendizagem
da matemática. Busca trazer alguns benefícios que os mesmos geram na prática docente, visto que, é preciso
aperfeiçoar a docência de sala de aula e dinamizar a Educação Matemática, modificar paradigmas antigos, buscar
maneiras inovadoras de ensinar, proporcionar melhores condições aos educandos de desenvolver seu conhecimento
matemático, e ampliar suas habilidades e competências. O artigo foi constituído a partir de uma pesquisa
qualitativa, onde se realizou a aplicação de um questionário aos professores de Matemática da Rede Municipal
de Ensino da cidade de Panambi/RS. Ao estudar os dados produzidos, foi possível perceber que os professores
utilizam em sua prática docente, com maior frequência, o material impresso; também a Informática se sobressai
entre as demais, e os jogos computacionais são as ferramentas metodológicas mais visadas pelos educadores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |