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dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.creatorCampelo, Vaine Cossentino
dc.date.accessioned2018-01-17T11:30:55Z
dc.date.available2018-01-17T11:30:55Z
dc.date.issued2017-10-28
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12258
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article shows some theoretical and practical results regarding the theory of sound ecology and the use of audiovisual resources in the work of body recognition, visualization and production of sounds and movements, motor development and body expression through the use of radio mediums and TV and video with students in nursery II of a municipal school in the city of Santiago do Rio Grande do Sul. Thus, a theoretical framework was used to support the pedagogical use in order to provide challenging activities of hearing, visualization and production of sound resources and audiovisual, at the same time as they enabled the perception and recognition of the body by the babies, developing the motor and cognitive expression of the same. The research aimed to investigate how the use of audiovisual media can contribute to the construction of knowledge and the development of babies of a nursery class II. The objective of this work was to analyze through the play, the changes in the day by day caused by the use of audio and audiovisual media in the process of development of teaching learning of these children. The methodology used underwent a review of the literature and a case study, being called qualitative exploratory character. The main conclusion drawn concerns the importance that the various sounds and audio-visual quality media provide to the students of nursery II, when they are challenged and have the intervention of the teacher regarding the use of these resources, with respect to motor development, cognitive and linguistic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEcologia sonorapor
dc.subjectRecursos audiovisuaispor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.titleEcologia sonora e os recursos audiovisuais: trabalhando o corpo, sons, movimentos, desenvolvimento motor e expressão corporal de alunos no berçário II do município de Santiagopor
dc.title.alternativeSound ecology and audiovisual resources: working the body, sounds, movements, motor development and body expression of students in the nursery II of the municipality of Santiagoeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos relativos à teoria da ecologia sonora e o uso de recursos audiovisuais, no que tange ao trabalho de reconhecimento do corpo, visualização e produção de sons e movimentos, desenvolvimento motor e expressão corporal através do uso das mídias rádio e TV e vídeo com alunos no berçário II de uma escola municipal da cidade de Santiago do Rio Grande do Sul. Assim, buscou-se referencial teórico que sustentassem o uso pedagógico a fim de proporcionar atividades desafiadoras de audição, visualização e produção de recursos sonoros e audiovisuais, ao mesmo tempo em que possibilitassem a percepção e o reconhecimento do corpo por parte dos bebês, desenvolvendo a expressão motora e cognitiva dos mesmos. A pesquisa realizada buscou investigar de que forma o uso das mídias audiovisuais podem contribuir na construção de conhecimentos e no desenvolvimento de bebês de uma turma de berçário II. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar através do brincar, as mudanças no dia a dia causadas pelo uso das mídias sonoras e audiovisuais no processo de desenvolvimento de ensino aprendizagem dessas crianças. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura e um estudo de caso, sendo denominada de qualitativa de caráter exploratório. A principal conclusão extraída diz respeito à importância que os variados sons e as mídias audiovisuais de qualidade proporcionam aos alunos de Berçário II, quando estes são desafiados e tem a intervenção do professor quanto ao uso destes recursos, no que diz respeito ao desenvolvimento motor, cognitivo e linguístico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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Acesso Aberto
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