Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.creatorLopes, Daniela
dc.date.accessioned2018-01-18T13:09:53Z
dc.date.available2018-01-18T13:09:53Z
dc.date.issued2017-10-27
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12276
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article shows some theoretical and practical results related to the integrated use of sound, image, video and text and its movement in the construction of knowledge among students of a nursery class of a municipal school in the city of Nova Palma in Rio Grande do Sul. The pedagogical practice was based on the pedagogical media-tion of the teacher, interaction in the conversation wheel, offering for exploration in organized circumscribed spaces, access and subsequent intervention to use these resources, according to the need of the group. The work started with the search for a theoretical framework appropriate to the researched subject, in order to propose to the students challenging activities involving the use of these resources, to work listening and production with the children. The objective of this work was to bring audiovisual resources to be explored by the children, which had according to the project of the class and also with the School's Political Project Pedagogical. The methodology used underwent a review of the literature and a case study, being called qualitative exploratory character. The main conclusion drawn concerns how the use of audiovisual resources can contribute to the construction of new learning of the children of the mother, when the proposals challenge and promote the interaction between them and the object of study/knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecursos audiovisuaispor
dc.subjectMaternalpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.titleSom, imagem, espaço e movimento: construindo conhecimentos a partir de apropriações e vivências pedagógicas na sala de aula do maternalpor
dc.title.alternativeSound, image, space and movement: building knowledge from ap-propriations and pedagogical living in the room of maternal classroomeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos relativos ao uso integrado de som, imagem, vídeo e texto e seu movimento na construção de conhecimentos junto a alunos de uma turma do maternal de uma escola muni-cipal da cidade de Nova Palma no Rio Grande do Sul. A prática pedagógica se deu a partir da mediação pedagó-gica do professor, interação na rodinha de conversa, oferecendo para exploração em espaços circunscritos orga-nizados, o acesso e posterior intervenção para utilização destes recursos, conforme necessidade do grupo. O trabalho partiu da busca de referencial teórico apropriado ao tema pesquisado, a fim de propor aos alunos ativi-dades desafiadoras envolvendo o uso destes recursos, para trabalhar a escuta e a produção junto às crianças. O objetivo deste trabalho consistiu em trazer recursos audiovisuais para serem explorados pelas crianças, os quais tivessem de acordo com o projeto da turma e também com o Projeto Político Pedagógico da escola. A metodo-logia utilizada passou por uma revisão de literatura e um estudo de caso, sendo denominada de qualitativa de caráter exploratório. A principal conclusão extraída diz respeito a como o uso dos recursos audiovisuais podem contribuir para a construção de novas aprendizagens de crianças do maternal, quando as propostas desafiam e promovem a interação entre elas e o objeto de estudo/conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto