Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.creatorMoro, Letícia Gonçalves Borin
dc.date.accessioned2018-01-18T13:52:46Z
dc.date.available2018-01-18T13:52:46Z
dc.date.issued2017-10-28
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12279
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis paper shows some theoretical and practical results of the use of computer media as pedagogical support to the process of literacy in the classroom of a class of students from the 1st year of Primary Education of the municipality Sapucaia do Sul in Rio Grande do Sul. In this opportunity, we sought theoretical framework on the pedagogical use of this media. The research investigates how to build your stories and illustration through computer media can reframe learning duringthe literacy process. The objective of this study was to use the tools made available through this media for creating stories published through a virtual class book, working in this way the process of literacy in context, creating opportunity for the exercise of creativity and authorship of the students. The methodology went through a literature review and a case study, being called qualitative exploratory. The main conclusion drawn with respect to autonomy and creativity demonstrated by the students to create their virtual book and his growing interest in writing, in an attempt to create their stories, through linguistic analysis.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectComputingeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleO uso das mídias impressa, audiovisual e informática no apoio ao processo de alfabetização de crianças de uma turma do 2º ano do ensino fundamental municipal de Santa Maria, RSpor
dc.title.alternativeThe use of impressed, audiovisual and computers media to support the child literacy process of a second year of the fundamental education of Santa Maria, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos do uso das mídias impressas, audiovisual e informática como ferramenta de apoio pedagógico ao processo de alfabetização no espaço da sala de aula de uma turma de alunos do 2° ano do Ensino Fundamental do município de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Nesta oportunidade, buscou-se referencial teórico sobre o uso pedagógico destas mídias. A pesquisa realizada buscou investigar como a leitura de portadores de texto, sejam eles impressos, digitais ou audiovisuais permitem a ressignificação do aprendizado da leitura e da escrita durante o processo de alfabetização. O objetivo deste trabalho consistiu em utilizar as ferramentas disponibilizadas através destas mídias para a leitura e produção de materiais pelo grupo, tornando os alunos competentes em relação a leitura e a escrita, assim como oportunizando o exercício da criatividade. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura e um estudo de caso, sendo denominada de qualitativa de caráter exploratório. A principal conclusão extraída diz respeito às construções realizadas de forma coletiva e individual por intermédio das mídias impressa, audiovisual e informática que impulsionaram a aquisição de conhecimentos dos alunos pesquisados, em relação ao processo de escrita nos diferentes portadores de texto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto