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dc.contributor.advisorMachado, Alencar
dc.creatorRegis, Luciana de Castro
dc.date.accessioned2018-01-19T13:39:47Z
dc.date.available2018-01-19T13:39:47Z
dc.date.issued2017-10-28
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12291
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article is developed from a research project dedicated to investigating the influ-ence of the use of social networks in education in the context of the city of Panambi and Dois Irmãos das Missões in the Northwest of Rio Grande do Sul. The field re-search it was applied to 163 educators, and has a quantitative approach in order to measure the acceptance and use of social networks by teachers as a pedagogical tool. To obtain the data a questionnaire was used with closed questions with options on a Likert scale. The study starts from the theoretical assumption of social-constructivism that considers social interaction as fundamental for teaching-learning, and proposes connectivism as a theory of learning for the Digital Age. In addition, the article highlights two reports of the role of teachers, as a case, using social net-works SnapChat and Facebook as a pedagogical tool, which made it possible to de-velop curricular contents with dynamism, cooperation and motivation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectConectivismopor
dc.subjectEra digitalpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectDigital ageeng
dc.subjectConnectivismeng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.titleAs redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricularpor
dc.title.alternativeThe social networks as a pedagogical tool in the curricular uniteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo é desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa que se dedicou a inves-tigar a influência do uso de redes sociais na educação no contexto da cidade de Pa-nambi e Dois Irmãos das Missões no Noroeste do Rio Grande do Sul. A pesquisa de campo envolveu 163 educadores e possui uma abordagem quantitativa a fim de mensurar a aceitação e utilização das redes sociais pelos professores como instru-mento pedagógico. Para obtenção dos dados, foi utilizado questionário com pergun-tas fechadas com opções numa escala de Likert. O estudo parte do pressuposto teóri-co do socioconstrutivismo que considera a interação social como fundamental para o ensino-aprendizagem, propondo o conectivismo como teoria de aprendizagem para a Era Digital. Além disso, o artigo coloca em relevo dois relatos do protagonismo do-cente, a título de case, utilizando as redes sociais SnapChat e Facebook como ferra-menta pedagógica que possibilitou desenvolver conteúdos curriculares com dina-mismo, cooperação e motivação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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