dc.contributor.advisor | Machado, Alencar | |
dc.creator | Regis, Luciana de Castro | |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T13:39:47Z | |
dc.date.available | 2018-01-19T13:39:47Z | |
dc.date.issued | 2017-10-28 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12291 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This article is developed from a research project dedicated to investigating the influ-ence of the use of social networks in education in the context of the city of Panambi and Dois Irmãos das Missões in the Northwest of Rio Grande do Sul. The field re-search it was applied to 163 educators, and has a quantitative approach in order to measure the acceptance and use of social networks by teachers as a pedagogical tool. To obtain the data a questionnaire was used with closed questions with options on a Likert scale. The study starts from the theoretical assumption of social-constructivism that considers social interaction as fundamental for teaching-learning, and proposes connectivism as a theory of learning for the Digital Age. In addition, the article highlights two reports of the role of teachers, as a case, using social net-works SnapChat and Facebook as a pedagogical tool, which made it possible to de-velop curricular contents with dynamism, cooperation and motivation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Conectivismo | por |
dc.subject | Era digital | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Social networks | eng |
dc.subject | Digital age | eng |
dc.subject | Connectivism | eng |
dc.subject | Teaching-learning | eng |
dc.title | As redes sociais como ferramenta pedagógica na unidade curricular | por |
dc.title.alternative | The social networks as a pedagogical tool in the curricular unit | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo é desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa que se dedicou a inves-tigar a influência do uso de redes sociais na educação no contexto da cidade de Pa-nambi e Dois Irmãos das Missões no Noroeste do Rio Grande do Sul. A pesquisa de campo envolveu 163 educadores e possui uma abordagem quantitativa a fim de mensurar a aceitação e utilização das redes sociais pelos professores como instru-mento pedagógico. Para obtenção dos dados, foi utilizado questionário com pergun-tas fechadas com opções numa escala de Likert. O estudo parte do pressuposto teóri-co do socioconstrutivismo que considera a interação social como fundamental para o ensino-aprendizagem, propondo o conectivismo como teoria de aprendizagem para a Era Digital. Além disso, o artigo coloca em relevo dois relatos do protagonismo do-cente, a título de case, utilizando as redes sociais SnapChat e Facebook como ferra-menta pedagógica que possibilitou desenvolver conteúdos curriculares com dina-mismo, cooperação e motivação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |