dc.contributor.advisor | Noal, Eronita Ana Cantarelli | |
dc.creator | Schmidt, Aline | |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T14:28:44Z | |
dc.date.available | 2018-01-19T14:28:44Z | |
dc.date.issued | 2017-10-27 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12294 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This article presents a reflection on the contributions of digital learning games with children of early childhood education for the teaching-learning process. It was proposed, by means of a qualitative nature, carry out an analysis of some educational games that assist in the development of digital different skills. The article presents some theoretical conceptions of games, as well as the ways of how the child appropriate knowledge on digital educational games. To enrich the study data was collected through observations of computer classes to public school in the interior of Rio Grande do Sul, being records with notes and photographs. For data analysis using the method of content analysis, which revealed the skills that are developed by practice each game and guiding axles that are interconnected in every game. It is concluded that the educational digital games are great educational strategies to develop different skills in children of early childhood education, because it causes the child to learn playing. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Jogos educativos digitais | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Educational digital games | eng |
dc.subject | Teaching-learning | eng |
dc.title | Os jogos educativos digitais na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The digital educational games in child education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma reflexão sobre as contribuições dos jogos educativos digitais com crianças da Educação Infantil referente ao processo ensino-aprendizagem. Propôs-se, por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizar uma análise de alguns jogos educativos digitais que auxiliam no desenvolvimento de diferentes habilidades. O artigo apresenta algumas concepções teóricas dos jogos, bem como as formas de como as crianças se apropriam do conhecimento diante dos jogos educativos digitais. Para enriquecer o estudo foram coletados dados por meio de observações de aulas de informática de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul, realizando-se registros com anotações e fotografias. Para a análise dos dados utilizou-se o método da análise de conteúdo, na qual, revelou as habilidades que são desenvolvidas ao se praticar cada jogo e os eixos norteadores que estão interligados em cada jogo analisado. Conclui-se que os jogos educativos digitais são ótimas estratégias didáticas para desenvolver diferentes habilidades nas crianças da Educação Infantil, pois faz com que a criança aprenda brincando. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |