Outras formas de olhar: construção de imagens a partir da apreciação de filmes com audiodescrição
Fecha
2016-09-22Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente dissertação intitulada “Outras Formas de Olhar: construção de imagens a
partir da apreciação de filmes com audiodescrição”, desenvolvida na área de
concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e
Democratização da Educação, na linha de pesquisa de Desenvolvimento de
Tecnologias Educacionais em Rede no Mestrado Profissional em Tecnologias
Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, parte da proposta
de aproximar o cinema e audiovisual da realidade educacional de alunos com
deficiência visual a partir da apreciação de filmes e cenas que possuem o recurso da
audiodescrição. A fim de compreender e qualificar a apreciação de filmes com
audiodescrição, por parte dos alunos com deficiência visual, realizou-se uma
investigação sobre os processos de construção de imagens com fundamentação
teórica no filósofo francês Gilbert Simondon, que aborda o ciclo da gênese das
imagens. Objetivando explorar tais questões no campo empírico, foram realizados
encontros onde os alunos puderam explorar a construção de imagens fílmicas
através da apreciação dos filmes, de experiências tátil-gestuais e sonoras, das
discussões e dos diálogos promovidos. A pesquisa utilizou-se a metodologia
cartográfica, já que ela vem ao encontro do estudo de campo das percepções
subjetivas ao qual se acredita que está pesquisa se alinha. No que concerne ao
campo das Tecnologias Educacionais em Rede, propõe-se como produto final a
sistematização de estudos sobre apreciação de filmes e a realização de uma
proposta metodológica para o uso do recurso da audiodescrição, através da
organização de oficinas táteis-gestuais com alunos com deficiência visual, e da
promoção de visualização e distribuição de materiais audiodescritos no aplicativo
CODATA (Comunidade Colaborativa de Dados).
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: