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dc.contributor.advisorPalma, Luciana Erina
dc.creatorMachado, Valesca Felix
dc.date.accessioned2018-02-05T11:55:35Z
dc.date.available2018-02-05T11:55:35Z
dc.date.issued2017-11-06
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12332
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe objective of the study is to list, identify and analyze, through a systematic review, the publications related to the themes: Physical Education and School Inclusion. The justification is based on the changes in the inclusion process and the discussion of the theme over the last few years, and how these changes are being organized in schools, as well as researching what has been published in relation to the themes: Physical Education, School Inclusion, Accessibility, Adapted Sport, Specialized Educational Assistance and Students with disabilities; in order to analyze how school inclusion and Physical Education are being discussed. The research was carried out through a systematic review. The study was based on online Brazilian periodicals classified by the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel (PORTAL CAPES). The study is based on QUALIS (periodicals classification), health area, Physical Education subarea and with a specific focus on the pedagogical area. With the study it was possible to find the descriptors, Physical Education and School Inclusion, which were the most prominent themes in the articles found in the study, since they present 39 publications found in a total of 59 publications. Overall, of 59 articles distributed in the 8 journals, 21 are carried out with teachers, 17 with regular school students and 4 with undergraduate students, in order to assist them in their pedagogical practice or how they perceive school inclusion . However, from the publications in the last 10 years (2006 to 2016) there has been a shift in research focus, not only with growth, but with positive changes, in the search to improve and improve the possibilities of Inclusion. Finally, considering the articles listed, the study made it possible to deepen the current situation of Physical Education and School Inclusion, revealing that there was a change, allowing a discussion about the inclusion process, and that in 10 years of studies 59 articles were found showing the attempts to achieve inclusion in School Physical Education, in the different contexts and school environments.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectRevisão sistemáticapor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectSystematic revieweng
dc.titleEducação física e inclusão escolar: uma revisão sistemáticapor
dc.title.alternativePhysical education and school inclusion: a systematic revieweng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO objetivo do estudo consiste em elencar, identificar e analisar, através de uma revisão sistemática, as publicações referentes às temáticas: Educação Física e Inclusão Escolar. A justificativa baseia-se nas mudanças do processo de inclusão e a discussão do tema ao longo dos últimos anos, e como essas mudanças estão sendo organizadas nas escolas, bem como pesquisar o que foi publicado em relação aos temas: Educação Física, Inclusão Escolar, Acessibilidade, Esporte Adaptado, Atendimento Educacional Especializado e Aluno com deficiência; no intuito de analisar como está sendo discutida a inclusão escolar e a Educação Física. A pesquisa foi realizada através de uma revisão sistemática. O estudo foi baseado em periódicos brasileiros online classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PORTAL CAPES) e que consta na relação QUALIS (classificação de periódicos), área da saúde, subárea Educação Física e com característica voltada para a área pedagógica. Com o estudo foi possível encontrar com os descritores, Educação Física e Inclusão Escolar, que foram os temas de maior destaque nos artigos encontrados no estudo, pois apresentam 39 publicações encontradas em um total de 59 publicações. No geral, de 59 artigos distribuídos nos 8 periódicos, 21 são realizados com professores, 17 com alunos de escola de ensino regular e 4 com alunos de graduação, no intuito de auxiliá-los na sua prática pedagógica ou como os mesmos percebem a inclusão escolar. Contudo, a partir das publicações nos últimos 10 anos (2006 à 2016) houve uma mudança no enfoque das pesquisas, não só com o crescimento, mas apresentando mudanças positivas, na busca de melhorar e aprimorar as possibilidades de Inclusão. Por fim, considerado os artigos elencados, o estudo possibilitou um aprofundamento sobre a atual situação da Educação Física e da Inclusão Escolar, revelando que houve uma mudança, possibilitando uma discussão sobre o processo de inclusão, sendo que em 10 anos de estudos 59 artigos foram encontrados mostrando as tentativas para uma efetivação da inclusão na Educação Física Escolar, nos diferentes contextos e ambientes escolares.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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