dc.contributor.advisor | Barchet, Catherine de Lima | |
dc.creator | Hensel, Laís Carla | |
dc.date.accessioned | 2018-02-05T12:30:52Z | |
dc.date.available | 2018-02-05T12:30:52Z | |
dc.date.issued | 2017-10-27 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12333 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This work presents as thematic the use of Information and Communication
Technologies (TICs) in childhood education. First, a bibliographical research was
carried out in order to contextualize the childhood education, children and TICs.
After a field study was carried out, parents, teachers and the management team
answered a questionnaire. All the respondents have frequent contact or work with 20
children, between 2 and 3 years old, attending the Tia Mercedes Municipal School
of Childhood Education, of São Martinho - RS, group of children that is part of this
research. It was possible to conclude that the use of TICs since childhood education
is very important, because in this way children learn to use the media and
technologies in a conscious and correct way from an early age. In addition, these are
fundamental tools in the struggle for a better and more pleasant education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Media | eng |
dc.title | Influências das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Influences of information and communication technologies in the process of teaching and learning in children education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta como temática a utilização de Tecnologias de
Informação e Comunicação (TICs) na educação infantil. Primeiramente foi realizada
uma pesquisa bibliográfica a fim de contextualizar a educação infantil, infância e
TICs. Após foi realizado um estudo de campo, no qual pais, professores e equipe
diretiva responderam a um questionário. Todos os respondentes têm contato
frequente ou trabalham com 20 crianças, entre 2 e 3 anos, que frequentam a Escola
Municipal de Educação Infantil Tia Mercedes, de São Martinho – RS, grupo de
crianças que faz parte desta pesquisa. Foi possível concluir que a utilização das TICs
desde a educação infantil é muito importante, pois dessa forma, desde cedo as
crianças aprendem a utilizar a mídia e as tecnologias de forma consciente e correta.
Além disso, essas são ferramentas fundamentais na luta por uma educação melhor e
mais prazerosa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |