dc.contributor.advisor | Vieira, Sylvio Andre Garcia | |
dc.creator | Mosmann, Claudete | |
dc.date.accessioned | 2018-02-05T13:16:19Z | |
dc.date.available | 2018-02-05T13:16:19Z | |
dc.date.issued | 2017-10-27 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12337 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The present work focuses on the importance of the use of ICTs in pedagogical practice to develop the taste and
interest in reading and the challenges faced by teachers in relation to the insertion of new media. In order to do
so, we carried out bibliographic research aimed at the use of information and communication technologies in the
educational context, with the objective of investigating the importance of ICTs in the school context and how
they can help to develop the taste And interest in reading and challenges faced by teachers in the insertion of
new media in pedagogical practice. This paper aims to present the importance, the difficulties and the possible
strategies for the development of a good reading. It also highlights how we should analyze the challenges
encountered with the insertion of new media and how we should proceed to verify and create strategies that
motivate and facilitate development in this process. After these readings it was noticed that the constant presence
of digital technologies in the social everyday has required new practices of those involved in the process of
teaching learning. Educator and learner have assumed collaborative and interventional roles in which pillars such
as learning to be, live, do and learn have deserved attention, because today's education is not restricted to the
geographic physical space that is characteristic of face-to-face education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Meios tecnológicos | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Technological means | eng |
dc.subject | Reading | eng |
dc.title | A importância e os desafios do uso das tecnologias na prática pedagógica para despertar o interesse pela leitura | por |
dc.title.alternative | The importance and challenges of the use of technologies in pedagogical practice to encourage interest by reading | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como foco, a importância do uso das TICs na prática pedagógica para desenvolver o
gosto e o interesse pela leitura e os desafios enfrentados pelos professores frente à inserção das novas mídias.
Para tanto, foram feitas pesquisas bibliográficas voltadas para o uso das tecnologias de informação e
comunicação no contexto educacional, tendo como objetivo investigar a importância da Tecnologia da
informação e comunicação (TICs) no contexto escolar e como elas podem auxiliar para desenvolver o interesse
pela leitura e os desafios enfrentados pelos professores na inserção das novas mídias na prática pedagógica. Este
trabalho objetiva apresentar a importância, as dificuldades e as possíveis estratégias para o desenvolvimento de
uma boa leitura. Também salienta como devemos analisar os desafios encontradas com a inserção das novas
mídias e como devemos proceder para verificar e criar estratégias que motivam e facilitam o desenvolvimento
nesse processo. Após tais leituras percebeu-se que a constante presença das tecnologias digitais no cotidiano
social tem exigido novas práticas daqueles/as envolvidos/as no processo de ensino aprendizagem. Educador e
aprendiz têm assumido papéis colaborativos e interventivos em que pilares como aprender a ser, conviver, fazer
e a aprender tem merecido atenção, pois educar nos dias de hoje não se restringe ao espaço físico geográfico que é característico da educação presencial. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |