Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChicon, Patricia Mariotto Mozzaquatro
dc.creatorRodrigues, Cleusa José
dc.date.accessioned2018-02-06T13:11:11Z
dc.date.available2018-02-06T13:11:11Z
dc.date.issued2017-10-28
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12349
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article is based on the perception that the development of Information and Communication Technologies, brings to the process of teaching and learning a significant set of changes, from the material supports to the methodologies, to the conceptual models of learning. How then, to use Information and Communication Technologies to improve the teaching-learning process? The objective is to investigate the effective pedagogical practices that lead to quality in the teaching and learning process, verifying the function and importance of the technological resources in the process. The research presents the data collected through a questionnaire with the use of technology, with the teachers of the State School of Primary Education João Carlini de Ajuricaba - RS, where the importance of the use of ICTs is highlighted because it causes an increase in interest , Participation and motivation of the students, the most significant learning and the productive and dynamic class, facilitating the problematization of the contents. There is also evidence of the need for teacher training and improvement in the use of information and communication technologies so that teachers are able to take on the role of facilitator of knowledge construction by the student and not simply a transmitter of information. It is concluded that the use of the technologies alone does not represent a pedagogical change, if it is used only as a technological support to illustrate the lesson, what becomes necessary is that it be used as a mediation of learning so that there is an improvement in the process Teaching-learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectRecursos multimídiapor
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.subjectTeaching-learning processeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectMultimedia resourceseng
dc.subjectNew technologieseng
dc.titleAnálise do uso de mídias no contexto da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Carlini de Ajuricabapor
dc.title.alternativeAnalysis of the use of media in the context of the State School of Fundamental Education João Carlini de Ajuricabaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, traz ao processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais às metodologias, até os modelos conceituais da aprendizagem. Como então, utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação para melhorar o processo ensino- aprendizagem? O objetivo é investigar as práticas pedagógicas efetivas que conduzem à qualidade no processo de ensino e de aprendizagem, verificando a função e a importância dos recursos tecnológicos no processo. A pesquisa apresenta os dados coletados, por meio de um questionário com o uso da tecnologia, com os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Carlini de Ajuricaba - RS, onde se ressalta a importância do uso das TICs porque essa provoca um aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, a aprendizagem mais significativa e a aula produtiva e dinâmica, facilitando a problematização dos conteúdos. Evidencia-se também, a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um simples transmissor de informações. Conclui-se que, o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada somente como suporte tecnológico para ilustrar a aula, o que se torna necessário é que ela seja utilizada como mediação da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto