dc.contributor.advisor | Chicon, Patricia Mariotto Mozzaquatro | |
dc.creator | Rodrigues, Cleusa José | |
dc.date.accessioned | 2018-02-06T13:11:11Z | |
dc.date.available | 2018-02-06T13:11:11Z | |
dc.date.issued | 2017-10-28 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12349 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This article is based on the perception that the development of Information and Communication Technologies, brings to the process of teaching and learning a significant set of changes, from the material supports to the methodologies, to the conceptual models of learning. How then, to use Information and Communication Technologies to improve the teaching-learning process? The objective is to investigate the effective pedagogical practices that lead to quality in the teaching and learning process, verifying the function and importance of the technological resources in the process. The research presents the data collected through a questionnaire with the use of technology, with the teachers of the State School of Primary Education João Carlini de Ajuricaba - RS, where the importance of the use of ICTs is highlighted because it causes an increase in interest , Participation and motivation of the students, the most significant learning and the productive and dynamic class, facilitating the problematization of the contents. There is also evidence of the need for teacher training and improvement in the use of information and communication technologies so that teachers are able to take on the role of facilitator of knowledge construction by the student and not simply a transmitter of information. It is concluded that the use of the technologies alone does not represent a pedagogical change, if it is used only as a technological support to illustrate the lesson, what becomes necessary is that it be used as a mediation of learning so that there is an improvement in the process Teaching-learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Recursos multimídia | por |
dc.subject | Novas tecnologias | por |
dc.subject | ICT (Technologies of Information and Communication) | eng |
dc.subject | Teaching-learning process | eng |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.subject | Multimedia resources | eng |
dc.subject | New technologies | eng |
dc.title | Análise do uso de mídias no contexto da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Carlini de Ajuricaba | por |
dc.title.alternative | Analysis of the use of media in the context of the State School of Fundamental Education João Carlini de Ajuricaba | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, traz ao processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais às metodologias, até os modelos conceituais da aprendizagem. Como então, utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação para melhorar o processo ensino- aprendizagem? O objetivo é investigar as práticas pedagógicas efetivas que conduzem à qualidade no processo de ensino e de aprendizagem, verificando a função e a importância dos recursos tecnológicos no processo. A pesquisa apresenta os dados coletados, por meio de um questionário com o uso da tecnologia, com os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Carlini de Ajuricaba - RS, onde se ressalta a importância do uso das TICs porque essa provoca um aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, a aprendizagem mais significativa e a aula produtiva e dinâmica, facilitando a problematização dos conteúdos. Evidencia-se também, a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um simples transmissor de informações. Conclui-se que, o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada somente como suporte tecnológico para ilustrar a aula, o que se torna necessário é que ela seja utilizada como mediação da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |